O texto que postei da Mirna Grzich (29/04/10)- aliás bem legal - disserta sobre muitas coisas, primeiro focando as sensações corporais. E aí de cara podemos alinhavar com o que a Mirna coloca mais ao fim, que é a oportunidade da alquimia - ou seja, se estiver desconfortável, saiba que você pode olhar para dentro e virar o jogo, só que para isso precisamos de uma ferramenta importante : o auto-conhecimento. Saber quem somos e todas as nossas interações corporais, do quanto o ambiente nos afeta ou somos afetados por ele. E é aí que entra entra a meditação.
Meditação, como oportunidade de baixar as ondas cerebrais, ir ao encontro de si afinando os sentidos, desenvolver harmonia baixando as resistências do cérebro emocional, e entrar na zona de receptividade de tudo o que é bom, em comunhão. E aí meditar, pode ser não ficar só lá na postura ou deitado, mas pode ser integrativo a sua vida, fazendo o que te dá imenso prazer, como cozinhar, pintar, tecer, cantar, dançar, escrever, trabalhar, prestar assistência.... , perceba que é tudo aquilo o que a gente faz enquanto dá permissão para a vida fluir através de nós. E assim aos poucos você pode trazer esse bem estar adquirido para outros atos (permissões!) da sua vida.
Para cada um há sempre uma facilidade pessoal do que sejam seus alimentos internos vitais, e um mapa astral ou numerológico (procure um bom profissional que trabalhe com orientação) ou mesmo a ajuda de um bom psicoterapeuta, pode ajudar nessa hora para compreensão e organização pessoal, pois ajuda a descobrir nossa natureza e a vivê-la e a aceitá-la como ela é.
E também há tudo o que estiver em contato com o que é belo e natural e expressa a exuberância da vida, alimentam a essência de qualquer ser humano : sons de passarinho (soltos!!!), cachoeira, mar, sol, céu azul, lua cheia, cheiro de terra, de flor, de erva, alimentos naturais, integrais, frutas, flores, afago do nosso cachorro ou gato, limpeza, ordem, amor.
O texto também explica bem sobre o cérebro cognitivo e límbico - e aí vale citar que os óleos essenciais se comunicam olfativamente e diretamente com o cérebro límbico - por isso sua capacidade de "despertar" ,"acalmar" e principalmente de equilibrar emoções. E aí está mais um elemento da natureza à favor do nosso re-equilíbrio, da nossa alquimia.
Páginas
▼
30 abril, 2010
29 abril, 2010
Curando as Emoções
Texto de Mirna Grzich
São tantas emoções - já dizia o cantor popular.
E experimentamos essas emoções no nosso corpo, não na nossa mente.
A emoção é antes de tudo um estado físico.
Não falamos do medo de ficar com o coração na boca ? Ou da alegria de sentir o coração leve ?
Existe uma ligação entre o cérebro e o coração. Uma ligação física entre o nosso cérebro emocional chamado de límbico e o nosso coração.
A coisa funciona assim :
Temos um cérebro chamado cognitivo que é : educado, racional, diplomático, controlador e um cérebro límbico : emocional, primitivo, tipo homem das cavernas, que fica ali no fundo em guarda.
Quando ele percebe o perigo ou uma oportunidade excepcional, um inimigo ou uma pessoa atraente, ele aciona o alarme, e em milésimos de segundos ele cancela todas as operações e interrompe todas as atividades do cérebro cognitivo.
E isso continua acontecendo hoje com o homem e a mulher modernos, então nos descobrimos emotivos demais ou completamente irracionais.
Um ataque de ansiedade - o pânico - nasce desse jeito.
As imagens que vemos e os sons que ouvimos são o botão vermelho das nossas emoções.
Cuidado com as imagens que você deixa entrar e com as palavras e sons que penetram em você.
Por isso os mantras são tão importantes para acalmar esse cérebro selvagem.
Por isso contemplar a natureza é tão relaxante.
E não adianta pensar que você pode cultivar o controle de tudo através do cérebro cogniivo, é como jogar lixo embaixo do tapete, uma hora ele acaba aparecendo e aí o caos se instala. Importante é ter inteligência emocional, desenvolvendo a harmonia entre esses cérebros, meditando.
Meditar não é sair desse mundo. É entrar profundamente nele. É estar presente como um sorriso interno. Respirando e conectando com nosso coração no dia-a-dia. Pode ser num supermercado, no carro, no trabalho, com nosso filhos, com nosso amor.
Dizem os budistas que podemos transformar emoções negativas em virtudes. Que a energia da raiva é a mesma do amor, só que num pólo diferente. Que a energia da inveja é a mesma que a da admiração.Que a energia do medo é a mesma que a da coragem. Que a energia da ignorância é a mesma que a da sabedoria. É como uma alquimia, o nosso ouro interior surge quando nos aceitamos com críticas e confiamos na nossa natureza pura, na nossa luz.
O segredo é aceitar nossa natureza que pode estar encoberta. Mas está lá, sempre esperando por este momento. Quando você olha para dentro e entende que é assim a complexidade da vida. E confia.
São tantas emoções - já dizia o cantor popular.
E experimentamos essas emoções no nosso corpo, não na nossa mente.
A emoção é antes de tudo um estado físico.
Não falamos do medo de ficar com o coração na boca ? Ou da alegria de sentir o coração leve ?
Existe uma ligação entre o cérebro e o coração. Uma ligação física entre o nosso cérebro emocional chamado de límbico e o nosso coração.
A coisa funciona assim :
Temos um cérebro chamado cognitivo que é : educado, racional, diplomático, controlador e um cérebro límbico : emocional, primitivo, tipo homem das cavernas, que fica ali no fundo em guarda.
Quando ele percebe o perigo ou uma oportunidade excepcional, um inimigo ou uma pessoa atraente, ele aciona o alarme, e em milésimos de segundos ele cancela todas as operações e interrompe todas as atividades do cérebro cognitivo.
E isso continua acontecendo hoje com o homem e a mulher modernos, então nos descobrimos emotivos demais ou completamente irracionais.
Um ataque de ansiedade - o pânico - nasce desse jeito.
As imagens que vemos e os sons que ouvimos são o botão vermelho das nossas emoções.
Cuidado com as imagens que você deixa entrar e com as palavras e sons que penetram em você.
Por isso os mantras são tão importantes para acalmar esse cérebro selvagem.
Por isso contemplar a natureza é tão relaxante.
E não adianta pensar que você pode cultivar o controle de tudo através do cérebro cogniivo, é como jogar lixo embaixo do tapete, uma hora ele acaba aparecendo e aí o caos se instala. Importante é ter inteligência emocional, desenvolvendo a harmonia entre esses cérebros, meditando.
Meditar não é sair desse mundo. É entrar profundamente nele. É estar presente como um sorriso interno. Respirando e conectando com nosso coração no dia-a-dia. Pode ser num supermercado, no carro, no trabalho, com nosso filhos, com nosso amor.
Dizem os budistas que podemos transformar emoções negativas em virtudes. Que a energia da raiva é a mesma do amor, só que num pólo diferente. Que a energia da inveja é a mesma que a da admiração.Que a energia do medo é a mesma que a da coragem. Que a energia da ignorância é a mesma que a da sabedoria. É como uma alquimia, o nosso ouro interior surge quando nos aceitamos com críticas e confiamos na nossa natureza pura, na nossa luz.
O segredo é aceitar nossa natureza que pode estar encoberta. Mas está lá, sempre esperando por este momento. Quando você olha para dentro e entende que é assim a complexidade da vida. E confia.
Reclamando, mas olhando para o próprio umbigo
Bom... referente as reclamações que fiz nas postagens anteriores, tá tudo caminhando - a Line Tecnologia não teve jeito e notifiquei pelo Procon - agora é aguardar 10 dias, depois audiência e tal...
A Tours Bahia nos super atendeu, e nos ressarciu do valor pago pela péssima hospedagem do Pedra do Sal em Salvador.
O PagSeguro até que enfim viu com atenção o meu caso, e pelo menos solicitou um chamado para verificação de um pagamento não remunerado por eles. Do contrário vou também ao Procon.
Bom, foi tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que eu tive que olhar para minhas ações ou sentimentos, e talvez tudo tenha começado com um sentimento de injustiça, e pronto mergulhei nessa atração.
E ao mesmo tempo a vida vai colocando coisas para serem olhadas também, como minha vizinha que tem dificuldade em lidar com o computador e chamou uma técnica que conheço, e ela arrumou um problema físico, mas o que a vizinha vinha reclamando não. Quando ela comentou comigo que nem a técnica, nem o marido da técnica tinham dado jeito no tal problema, eu achei que muito menos eu conseguiria resolver.
Até que ela desesperada me chamou para ver.
Fui lá achando que o problema era insolúvel, e começou a dar errado, até que parei, olhei, e vi o que estava acontecendo, problema simples, de solução fácil, sem alardes, precisa apenas ser olhado e compreendido. E vi que depois que consegui resolver essa paradinha, no dia seguinte as soluções começaram a acontecer. Voltei a prática do Ho'oponopono também e td tá se encaixando...
É difícil viu... a gente vê muitas irregularidades, quer consertar o mundo, e isso nunca acontecia comigo, só via acontecer, pra mim td fluia, mas caí nessa energia e parece chiclete, pq sair dela é grudento que só. Exige consciência e no meu caso que tenho oes por perto, dá-lhe muito oe de eucalipto para respirar fundo !
É mas é isso, a vida é perfeitinha.
Bom, mas para evitar cair em ciladas - pelo menos as virtuais - descobri um site ótimo é o www.reclameaqui.com.br - tem outros similares tb - lá vc pode pesquisar a empresa que está comprando, reclamar e saber das reclamações dos consumidores.
23 abril, 2010
Agricultura - Diversidade faz mais que bem !
Hoje vi sobre dois assuntos que se fundiram :
Primeiro de manhã, assisti ao Mais Você, onde apareceu um chef, o Beto Pimentel de Salvador, BA - onde ficava-se com água na boca, ao vê-lo experimentar as frutas de seus mais de 6 mil pés em suas mais de 300 variedades de frutas. Quanta riqueza ! Quanta variedade !
Para quem quiser assistir, vai aqui o link : http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1577407-10345,00.html .
Depois recebi por e-mail um artigo que saiu na revista Galileu - de Abril - com o título A Agricultura foi um erro - de Tom Standage, autor do livro Uma História Comestível da Humanidade. - onde uma das colocações da entrevista é "a guinada rumo à lavoura tornou a dieta menos variada e balanceada, começamos a ter doenças associadas à fixação na terra e a criação de animais".
O Beto Pimentel ainda disse não usar agrotóxicos, nem adubos químicos que podem contaminar solo e águas, disse que o fato de plantar frutíferas diferentes já é o suficiente, pois as próprias pragas se atacam, por serem diferentes para cada espécie frutífera. Mais um ponto positivo para a diversidade, que a própria natureza revela.
Tanta varidade, tanta riqueza, tanta diversidade - sobretudo neste Brasil... e ficamos com tão pouco desta fatia, dessa natureza tão rica e sempre tão necessária... Mas quem quer muito, tem, e o Beto é um exemplo disto. E sobre o livro do Tom Standage, pelo visto, vale conferir !
21 abril, 2010
Vídeo - We are all one
http://www.youtube.com:80/watch?v=QlpB3PKZ9pU
O vídeo acima tem 9:53min, We are all one - Somos todos Um - numa visão ecológica, integração da natureza. A experiência de fusão não é teórica, mas pode ser ensinada, praticada, até ser Percebida.
O vídeo acima tem 9:53min, We are all one - Somos todos Um - numa visão ecológica, integração da natureza. A experiência de fusão não é teórica, mas pode ser ensinada, praticada, até ser Percebida.
19 abril, 2010
Reclamações de Serviços
Tenho me surpreendido bastante com os atendimentos, com os serviços. É chato reclamar, mas esse blog é Mais, e pode ser útil a que se melhorem a prestação de serviços por aí, e alertar a outros internautas.
Há mais de um mês fiz uma compra pela Internet de uma máquina fotográfica. Procurei pelo Buscapé de uma empresa que me pareceu ok - Line Tecnologia (www.linetecnologia.com.br) - na tela de finalização do pedido, havia o prazo de recebimento de 7 a 12 dias úteis, como eu tinha um prazo para recebimento, contei na agenda, contabilizando ainda + alguns dias, caso houvesse um pequeno atraso. No meio tempo, como eu tinha prazo, fiz contato com a empresa por e-mail para saber do andamento do pedido - e olha só eles só respondem à vc em 24 horas. Me responderam grosseiramente que o prazo não era de 12, mas sim de 15 dias úteis. Bom, achei incorreto, mas eu já tinha previsto um pequeno atraso. Liguei para a empresa no 15° dia, e me informaram, que o prazo era de 15 a 20 dias úteis e que mesmo assim haveria um atraso, não chegando nem nos tais 20 dias. Como não me servia mais esperar, solicitei o retorno do pagamento.
Bom, mais uma questão... 20 dias, que prazo era esse ? Informação incorreta da parte de quem atendeu - pois consultei no site e eram 15, mesmo havendo na página de compra a inf. incorreta de até 12 dias.
Enviei um e-mail com a c/c a ser depositada, e desde então, nunca mais obtive se quer um retorno da empresa. Durante 2 dias tentei ligar, várias vezes sem sucesso. Como tive outros compromissos, liguei há 3 dias e consegui finalmente falar e segundo eles meu dinheiro será depositado amanhã. Isso depois de ouvir mais algumas informações incoerentes.
Espero que tal situação finalize amanhã.
Mas é um baita desrespeito com o consumidor, nunca vi nada igual e obviamente que alerto aqui para quem não queira passar pelo mesmo, caso precise fazer algum tipo de contato com a empresa.
Semana passada precisei de um hotel em Salvador, para apenas dormir. Na Tours Bahia, foi recomendado o Pedra do Sal em Itapuã. Cheguei cansada lá, queríamos apenas descansar. Mas ao chegar descobrimos que nosso quarto não havia, reclamação feita, conseguiram um quarto, mas ao entrar, parecia ter acabado de ser usado e ao mesmo tempo não ser limpo há meses, havia cabelo na cama, o banheiro estava molhado, água na pia, e muita sujeira, é até nojenta a foto que tirei de lá. Mais um stress para chamar o responsável e saber o que acontecia ali. Trocaram novamente a cama, e veio a camareira e mais uma emburrada ajudante, varreram, saiu mt sujeira do chão. Gostaria de um paninho de chão tb, mas imagino a pretice que sairia... Cheguei a conclusão que aquele era o padrão deles, e o atendente parecia visivelmente stressado, culpando a camareira - mais um fato a desagradar, o problema não é do outro, é do hotel/seu responsável.
Olha, eu já comprei algumas vezes pela Saraiva, e sempre chegou td certinho, mas não precise deles para esclarecer alguma dúvida ou reclamar. Uma questão minha enviada foi respondida só depois de mais de 20 dias, e o retorno da mesma, em mais 20 dias....
Na Loja do meu site, faço uso do PagSeguro, já tive outra prestação de serviço para a Loja, mas o PagSeguro, acabou sendo melhor para o cliente e para optar por um layout mais fácil tb para o cliente. Faço uso do serviço deles há uns 2 anos, inicialmente eles eram ótimos, respondendo bem as questões enviadas em até 1 dia útil, além de um ambiente fácil.
Mas não sei o que acontece de um tempo para cá, eles alteraram o layout para os vendedores, e na época não se conseguia falar com eles, tanto eram erros simples que haviam no então novo layout e questões dos vendendores. Desde então, já reclamei algumas vezes pois o novo layout não facilita algumas questões simples na funcionalidade de quem vende. Até hoje não me deram uma resposta lógica sobre.
Esses dias tive um problema de sistema numa operação. Informei a questão à eles, e além de obter uma resposta com erros de português, vieram com mais um problema. Liguei, fiquei esperando mais de 5 minutos, desliguei, liguei novamente e tb tive uma longa espera, que pelo menos veio acompanhada de : mais um minuto por favor... ao perguntar o pq da demora, a atendente me disse que era por estar levantando dados para a solução, e então me veio com uma resposta que nada condizia se quer com a simples operação. Então, para que tanta espera ?
Não aceitei a "solução" apresentada por eles, que eu solicite um comprovante à minha cliente, que nada tem a ver com isso. É classicamente um problema de sistema, que não foi admitido. Reclamei novamente e vamos ver qual será a posição deles.
Infelizmente, parece que os maus atendimentos tem se alastrado, a gente até nota o tédio de quem trabalha... E para gerir quantidade demanda alta eficiência de qualidade.
É ... eu deveria estar aqui escrevendo sobre Aromaterapia, mas não pude deixar de relatar aqui esses casos, assim como gosto de escrever bem sobre bons serviços.
Eu tenho me cobrado por precisar fazer mais, mas até fico feliz, pois acredito que ando fazendo bem a que me proponho até o momento.
E sempre gosto quando meus clientes relatam suas observações acerca do meu atendimento e dos produtos e recebimentos e o que for necessário, pois é assim que se pode melhorar e SERVIR.
Há mais de um mês fiz uma compra pela Internet de uma máquina fotográfica. Procurei pelo Buscapé de uma empresa que me pareceu ok - Line Tecnologia (www.linetecnologia.com.br) - na tela de finalização do pedido, havia o prazo de recebimento de 7 a 12 dias úteis, como eu tinha um prazo para recebimento, contei na agenda, contabilizando ainda + alguns dias, caso houvesse um pequeno atraso. No meio tempo, como eu tinha prazo, fiz contato com a empresa por e-mail para saber do andamento do pedido - e olha só eles só respondem à vc em 24 horas. Me responderam grosseiramente que o prazo não era de 12, mas sim de 15 dias úteis. Bom, achei incorreto, mas eu já tinha previsto um pequeno atraso. Liguei para a empresa no 15° dia, e me informaram, que o prazo era de 15 a 20 dias úteis e que mesmo assim haveria um atraso, não chegando nem nos tais 20 dias. Como não me servia mais esperar, solicitei o retorno do pagamento.
Bom, mais uma questão... 20 dias, que prazo era esse ? Informação incorreta da parte de quem atendeu - pois consultei no site e eram 15, mesmo havendo na página de compra a inf. incorreta de até 12 dias.
Enviei um e-mail com a c/c a ser depositada, e desde então, nunca mais obtive se quer um retorno da empresa. Durante 2 dias tentei ligar, várias vezes sem sucesso. Como tive outros compromissos, liguei há 3 dias e consegui finalmente falar e segundo eles meu dinheiro será depositado amanhã. Isso depois de ouvir mais algumas informações incoerentes.
Espero que tal situação finalize amanhã.
Mas é um baita desrespeito com o consumidor, nunca vi nada igual e obviamente que alerto aqui para quem não queira passar pelo mesmo, caso precise fazer algum tipo de contato com a empresa.
Semana passada precisei de um hotel em Salvador, para apenas dormir. Na Tours Bahia, foi recomendado o Pedra do Sal em Itapuã. Cheguei cansada lá, queríamos apenas descansar. Mas ao chegar descobrimos que nosso quarto não havia, reclamação feita, conseguiram um quarto, mas ao entrar, parecia ter acabado de ser usado e ao mesmo tempo não ser limpo há meses, havia cabelo na cama, o banheiro estava molhado, água na pia, e muita sujeira, é até nojenta a foto que tirei de lá. Mais um stress para chamar o responsável e saber o que acontecia ali. Trocaram novamente a cama, e veio a camareira e mais uma emburrada ajudante, varreram, saiu mt sujeira do chão. Gostaria de um paninho de chão tb, mas imagino a pretice que sairia... Cheguei a conclusão que aquele era o padrão deles, e o atendente parecia visivelmente stressado, culpando a camareira - mais um fato a desagradar, o problema não é do outro, é do hotel/seu responsável.
Olha, eu já comprei algumas vezes pela Saraiva, e sempre chegou td certinho, mas não precise deles para esclarecer alguma dúvida ou reclamar. Uma questão minha enviada foi respondida só depois de mais de 20 dias, e o retorno da mesma, em mais 20 dias....
Na Loja do meu site, faço uso do PagSeguro, já tive outra prestação de serviço para a Loja, mas o PagSeguro, acabou sendo melhor para o cliente e para optar por um layout mais fácil tb para o cliente. Faço uso do serviço deles há uns 2 anos, inicialmente eles eram ótimos, respondendo bem as questões enviadas em até 1 dia útil, além de um ambiente fácil.
Mas não sei o que acontece de um tempo para cá, eles alteraram o layout para os vendedores, e na época não se conseguia falar com eles, tanto eram erros simples que haviam no então novo layout e questões dos vendendores. Desde então, já reclamei algumas vezes pois o novo layout não facilita algumas questões simples na funcionalidade de quem vende. Até hoje não me deram uma resposta lógica sobre.
Esses dias tive um problema de sistema numa operação. Informei a questão à eles, e além de obter uma resposta com erros de português, vieram com mais um problema. Liguei, fiquei esperando mais de 5 minutos, desliguei, liguei novamente e tb tive uma longa espera, que pelo menos veio acompanhada de : mais um minuto por favor... ao perguntar o pq da demora, a atendente me disse que era por estar levantando dados para a solução, e então me veio com uma resposta que nada condizia se quer com a simples operação. Então, para que tanta espera ?
Não aceitei a "solução" apresentada por eles, que eu solicite um comprovante à minha cliente, que nada tem a ver com isso. É classicamente um problema de sistema, que não foi admitido. Reclamei novamente e vamos ver qual será a posição deles.
Infelizmente, parece que os maus atendimentos tem se alastrado, a gente até nota o tédio de quem trabalha... E para gerir quantidade demanda alta eficiência de qualidade.
É ... eu deveria estar aqui escrevendo sobre Aromaterapia, mas não pude deixar de relatar aqui esses casos, assim como gosto de escrever bem sobre bons serviços.
Eu tenho me cobrado por precisar fazer mais, mas até fico feliz, pois acredito que ando fazendo bem a que me proponho até o momento.
E sempre gosto quando meus clientes relatam suas observações acerca do meu atendimento e dos produtos e recebimentos e o que for necessário, pois é assim que se pode melhorar e SERVIR.
15 abril, 2010
Retorno. Bom estar de volta !
Depois de uma semaninha fora, estou de volta !
Ai que bom estar aqui em Atibaia, e em casa ! Lar doce lar.....
E o céu está azul e não choveu hoje.... rsrs
Sim, pois estive com a chuva os praticamente 7 dias em que estive fora e já tava achando que era perseguição...
Ai que bom estar aqui em Atibaia, e em casa ! Lar doce lar.....
E o céu está azul e não choveu hoje.... rsrs
Sim, pois estive com a chuva os praticamente 7 dias em que estive fora e já tava achando que era perseguição...
04 abril, 2010
É Páscoa !
03 abril, 2010
Quaresma
Chegando ao fim da quaresma !
Não é o primeiro ano que eu "sinto" a quaresma..., é um período que acabo revendo alguns valores pessoais, dou de cara com situações a serem refletidas e então possivelmente transformadas... não é uma imposição minha, simplesmente acontece.
Ontem, sexta-feira santa, até triste me senti. Muito sono e um nó, então resolvi que era momento de se sentir assim, e olhar para essa tristeza, tentar entender. Lembrei da saga do Cristo e lembrei de datas passadas onde eu ignorei a data. Fui para a cama, passei o A Calma no centro cardíaco, dormi... sonhei, sonhei com a mesma pessoa que sonho de 2 a 3 vezes por semana, isso já há muitos anos. Dessa vez e pela primeira vez, minha alma gritava por perdão, perdão diretamente ao ser dessa pessoa, que me perdoasse pois na época ignorei os sentimentos e toda benção daqueles momentos.
Acordei outra, leve, ainda mergulhada na intensidade do sonho. Agradecida à Lavanda e a Camomila, que levaram embora a tristeza, trazendo lucidez e liberdade à minha alma.
Não é o primeiro ano que eu "sinto" a quaresma..., é um período que acabo revendo alguns valores pessoais, dou de cara com situações a serem refletidas e então possivelmente transformadas... não é uma imposição minha, simplesmente acontece.
Ontem, sexta-feira santa, até triste me senti. Muito sono e um nó, então resolvi que era momento de se sentir assim, e olhar para essa tristeza, tentar entender. Lembrei da saga do Cristo e lembrei de datas passadas onde eu ignorei a data. Fui para a cama, passei o A Calma no centro cardíaco, dormi... sonhei, sonhei com a mesma pessoa que sonho de 2 a 3 vezes por semana, isso já há muitos anos. Dessa vez e pela primeira vez, minha alma gritava por perdão, perdão diretamente ao ser dessa pessoa, que me perdoasse pois na época ignorei os sentimentos e toda benção daqueles momentos.
Acordei outra, leve, ainda mergulhada na intensidade do sonho. Agradecida à Lavanda e a Camomila, que levaram embora a tristeza, trazendo lucidez e liberdade à minha alma.
01 abril, 2010
Jagannatha - O que essa lenda lhe diz ?
Há muitos milhares de anos um rei chamado Indradyumna reinava uma província chamada de Malava. O rei era muito piedoso e buscava pela linda forma azulada do Senhor que através dos sábios tanto tinha ouvido falar. Certa noite o Senhor se aproximou dele num sonho e lhe informou que logo estaria chegando na forma de um tronco. O Senhor lhe disse que achando esse tronco transcendental sua forma deveria ser esculpida e adorada de acordo com as escrituras reveladas, como era o costume.
No dia seguinte, Indradyumna de fato achou o tronco boiando num rio sagrado. Mas apesar de todo o esforço ninguém era capaz de esculpir o tronco, pois todas ferramentas simplesmente quebravam, sem fazer qualquer marca no tronco. Finalmente, Indradyumna teve que chamar Vishvakarma, o grande arquiteto dos semideuses.
Porém, Vishvakarma impôs uma condição ao aceitar o serviço. Disse que sua meditação não poderia ser interrompida, não importasse quanto tempo levaria. E que se alguém entrasse no quarto onde estava esculpindo as Deidades imediatamente ele iria desaparecer sem completar o serviço. Sem alternativa, Indradyumna aceitou.
Mas com o passar do tempo, a sua impaciência ficou intolerável e, encorajado por sua esposa, ele entrou para ver como andava o trabalho. Imediatamente o escultor sumiu, conforme tinha falado. Mas ele deixou para trás três imagens meio acabadas: Jagannatha, Subhadra e Baladeva.
Devido ao grande amor e devoção de Indradyumna, ele mesmo assim apreciou imensamente o resultado, proclamando que de fato o escultor tinha captado a essência do Senhor. Portanto, mesmo aparecendo inacabado (sem pés, mãos, etc), Ele estava espiritualmente completo. Todos santos e escrituras Vaishnavas atestam a esse fato. E assim a forma do Senhor Jagannatha, Subhadra e Baladeva tem sido adorada a muitos milhares de anos. Dizem também que Krishna assumiu essa forma para poder melhor apreciar e captar a linda forma de Srimati Radharani, por isso tem olhos tão grandes.