Páginas

24 abril, 2012

OE de Limão - No uso interno


Conceição Trucom *
Este texto é sobre as formas seguras de consumir a casca ou o óleo essencial extraído da casca do limão!
Todo frasco do óleo essencial (OE), matéria-prima da Aromaterapia, tem o aviso: "proibido uso interno". Entenda uso interno como via oral, beber, tomar.
Entretanto, na Aromatologia, que provém da escola francesa, o uso interno de OEs é uma possibilidade importante a ser estudada, para atender a um tratamento específico. Mas tal uso deve ser cuidadoso e realizado sob a orientação e acompanhamento de um profissional - aromaterapeuta - especialista nesta técnica.
Existe uma controvérsia entre escolas e aromaterapeutas, quando se questiona o uso interno de OEs, pois sendo estes extratos ultra concentrados, tal consumo pode ser perigoso, principalmente se auto-medicado.
Aromaterapia, apesar de milenar, foi desenvolvida e teve sua expansão no começo do século 19, na França, onde a aplicação, a inalação e as compressas tópicas são difundidas até hoje. Mas, quando a Aromaterapia foi introduzida na Grã-Bretanha, ela chegou principalmente como uma ferramenta para tratamentos terapêuticos estéticos, cosmetológicos. O código da terapia da beleza - a cosmetologia - não permitia, na época, o uso interno (via oral) e tal conceito acabou ficando como norma das primeiras associações de Aromaterapia, se propagando até hoje, mundo afora, sem um questionamento maior sobre a origem de tal normatização.
A escola de Aromaterapia britânica se restringiu genericamente ao uso dos OEs diluídos em um óleo carreador (base ou excipiente) para serem aplicados em massagens e tratamentos tópicos.
Entretanto, a Aromatologia, que preservou os ensinamentos originais da escola francesa, permite, sob a condição de muito estudo e aprofundamento, o uso interno de alguns óleos essenciais, obviamente, com dosagens e posologias indicadas por profissional autorizado e competente.
O público em geral necessita estar ciente do potencial de alguns OEs que, nas mãos de um terapeuta corretamente treinado, podem ser usados internamente com segurança e eficácia.
Logicamente são poucos os OEs que apresentam potencial para indicação de uso interno. O primeiro da lista é o OE de limão, pois sendo um ativador da circulação periférica, pode ajudar no tratamento de problemas cardiovasculares, respiratórios, desintoxicação dos sistemas digestivo e linfático, adstringente e até como um quimioterápico natural.
Sem dúvida a dosagem e posologia devem ser indicadas caso a caso.
No meu livro O poder de cura do Limão, recomendo como possibilidades seguras as formas de ingestão do OE de limão descritas abaixo, lembrando que o tempo de tratamento não deve ultrapassar a 3 meses. Caso a cura não tenha sido alcançada nestes 3 meses, dá-se um intervalo de 30 dias e repete-se o tratamento por mais 3 meses. Veja as opções:
1- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão inteiro (polpa + casca). O suco deverá ser coado e bebido imediatamente após seu preparo. Aqui, dependendo do tamanho e tipo de limão, pode-se chegar a 5 gotas de OE, e algumas pessoas encontram dificuldade com seu sabor forte e amargo, por vezes sentindo ardor no estômago após a ingestão. Ou seja, foi muito OE. O certo, no caso, é fazer uso de limões de tamanho médio.
2- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 limão parcialmente descascado e picado. Uma vez batido, o suco deverá ser coado e bebido imediatamente após seu preparo. Aqui o sabor fica mais agradável, pois a quantidade aproximada de OE de limão será de 2-3 gotas.
3- No preparo dos sucos desintoxicantes adicionar 1 colher (chá) de raspa fresca da casca de limão. Uma vez batido, o suco não precisa ser coado, mas precisa ser bebido imediatamente após preparo. Aqui o sabor fica bem agradável pois a quantidade aproximada de OE de limão deve ser algo como 1 gota.
ATENÇÃO: pelos motivos expostos até aqui, quando na receita for usado mais que 1 limão, somente o primeiro será com a casca e suco. Os demais serão somente o suco.
4- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar diretamente 1 colher (chá) da farinha de limão (*) - aqui nada se perde, tudo se ganha, principalmente se a farinha foi desidratada somente com energia solar.
5- No preparo dos sucos desintoxicantes ou vitaminas adicionar 3 gotas de OE de limão aos ingredientes ao bater no liquidificador. Assim, o OE ficará emulsionado no suco, conferindo além de sabor agradável, melhor dispersão dos seus ativos. Alerta: essa forma de consumo deve ser acompanhada por um profissional competente da aromaterapia. Consumo: máximo 9 gotas/dia, divididos em 3 tomas, ou seja, em 3 sucos desintoxicantes/dia.
(*) Assista ao vídeo ensinando produzir a Farinha de Limão
No caso de interesse em adquirir o OE de Limão, que é fornecido em frascos de 10 ml (330 gotas) as dicas são:
OE de Limão Tahiti - na loja virtual do www.aromarte.com.br ou
Leia mais em: Aromaterapia: a casca do Limão contém d-limoneno

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, e citadas a autora e a fonte www.docelimao.com.br.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - ambos editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.

Fonte: www.docelimao.com.br

Adquira o Livro O Poder de Cura do Limão e/ou OE de Limão Tahiti - na Loja Virtual do site: www.aromarte.com.br



23 abril, 2012

No Receber também está contido o Doar...

Além do que trata a pergunta do vídeo -, o que mais gostei nele é a demonstração simples sobre o caminho de doação (como recebimento), que muitos não se dão conta!

  

10 abril, 2012

Argan

Antes mesmo das novidades do Argan nos salões de beleza, já pesquisávamos sobre este óleo marroquino.
Suas qualidades hidratantes são realmente muito interessantes. Destaque para a pele e cabelos.
Nos meus fios sempre uso o óleo de babaçu refinado, que já vai adicionado no condicionador - cerca de 1 colher de sopa para 250ml de condicionador. Os fios já saem do banho hidratados, brilhantes e sedosos (tenho cabelos ondulados!).
Argan, deixo para as máscaras quinzenais, que na realidade passa-se mais tempo, pois com o babaçu, não sinto a necessidade constante de hidratação extra.
Por isso, acho interessante avaliar o que é brasileirinho como os nossos óleos de coco e o custo-benefício de um Argan!
A grande maioria dos óleos carrega muitos benefícios de hidratação e proteção. Não podemos esquecer do modismo atual que elege nesse momento o óleo marroquino para os cabelos e agora para a pele (vamos lembrar de que tudo que é bom para a pele também é para os cabelos e vice-versa, ok!). O Argan é sim muito bom, mas há sinergias de óleo vegetais que podem ser bem equivalentes! E daqui a pouco alguém resolve dar ibope a outra descoberta de princípio ativo de outro óleo... marketing


No meu rosto, uso também o babaçu (ou o palmiste) + óleos essenciais, e aí umas gotinhas de argan dão sim um charme na textura, logo sentida ao se usar.


Aqui o link da Laszlo sobre o Argan.
E aqui, uma matéria que li hoje sobre o poder regenerador do Argan,
onde começa a se falar do poder além do cabelo, algo já bem conhecido no oriente.


Na Loja Virtual da Arom'Arte, disponho ocasionalmente de Argan em 30ml - ou sob encomenda em 15 ou 120ml!

07 abril, 2012

Páscoa 2012

                                                                 
Iluminado Renascer !




06 abril, 2012

No seu lugar




Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz. 
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, 
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, 
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, 
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles




05 abril, 2012

Maria Madalena e o Perfume Precioso

 

 


Agora é a hora de dar,  de deixar de ser avarento, dar o melhor que você pode e tenha, de espalhar a riqueza de seu amor, de seu coração

__________________

A sociedade prossegue lhe dizendo, “Isso está certo, e aquilo está errado”. Chamam a isso de consciência. Ela se fixa, fica implantada em você. Você fica repetindo-o. Isso não tem valor; não é verdadeiro. A coisa real é sua própria consciência. Esta não carrega respostas pre-definidas sobre o que é errado e o que é certo, não. Mas instantaneamente, seja qual for a situação que surja, ela lhe traz a luz – você entende imediatamente o que deve ser feito.

Jesus foi visitar a casa de Maria Madalena. Maria estava profundamente apaixonada. Ela derramou um perfume muito precioso nos pés dele – o frasco inteiro.
Era um perfume bem raro que podia ter sido vendido. Judas imediatamente objetou. Ele disse, “Você deve proibir as pessoas de fazer essas coisas sem sentido. O perfume ficará estragado, e há pessoas que são pobres e que nada têm para comer. Podíamos ter distribuído o dinheiro para os pobres.”
Jesus disse: “Não se preocupe com isso. O pobre e o faminto estarão sempre aqui, mas eu terei partido. Você pode serví-los durante toda sua vida, mas eu terei partido. Mas eu terei ido. Olhe para o amor, não para o perfume precioso. Veja o amor de Maria, seu coração.”
Com quem você irá concordar? Jesus parece ser muito burguês e Judas parece perfeitamente econômico. Judas está falando a respeito dos pobres, e Jesus apenas diz que partirá logo, "assim deixe o coração dela fazer o que ela quiser e não traga aqui sua filosofia.”
Geralmente sua mente irá concordar com Judas. Ele era um homem bem aculturado, sofisticado, um pensador. E ele o traiu – vendendo Jesus por trinta moedas de prata. Mas, quando Jesus foi crucificado, ele começou a sentir-se culpado. É assim que um homem bom funciona – ele começou a se sentir muito culpado, a consciência dele começou a perturbá-lo. Ele cometeu suicídio.
Era um homem bom, tinha uma consciência. Mas ele não era consciencioso. Essa distinção precisa ser profundamente entendida. Consciência é emprestada, fornecida pela sociedade. A consciência é sua realização. A sociedade lhe ensina o que é certo e o que é errado: faça isso e não faça aquilo. Ela lhe dá a moral, o código, as regras do jogo – essa é sua consciência. Do lado de fora, o policial; dentro, a consciência – é assim que a sociedade lhe controla.
Judas tinha uma consciência, mas Jesus era consciencioso. Jesus estava mais interessado no amor da mulher, Maria Madalena. Isso era uma coisa tão profunda que coibí-lo seria ferir o amor dela; ela iria afundar dentro de si mesma. Derramar o perfume sobre os pés de Jesus foi apenas um gesto. Por trás disso, ela estava dizendo:
“Isso é tudo que tenho – a coisa mais preciosa que possuo. Verter água não seria o bastante; esta é muito barata. Eu gostaria de derramar meu coração, eu gostaria de derramar todo meu ser….”
Mas Judas tinha somente sua consciência: ele olhou para o perfume e disse: “Este é valioso.”
Estava completamente cego para a mulher e seu coração.
O perfume é material, o amor é imaterial.
Judas não conseguia ver o imaterial.
Para isso, você precisa dos olhos da perceptividade.
OSHO

Que sejamos sempre capazes de verter o perfume e ter a percepção do mestre, "ver" o essencial !
*