20 agosto, 2019




O que é?


O Elemente-se foi inspirado no tema dos elementos, numa proposta de contato e familiaridade com a energia dos mesmos, através dos óleos essenciais (aromaterapia) e de meditações guiadas.
É um pequeno passo para nos tornar mais conscientes de cada uma dessas energias!

Os elementos são energias que estão em tudo, inclusive em nós! Pela falta de cultivo, nós reconhecemos essa energia mais no externo que dentro de nós mesmos, de forma que nossa energia vai ficando condicionada a algo ou alguém!
Para reconhecer a energia interna, precisamos de cultivo, da meditação que é uma das principais formas, e através da intenção, entrando na vibração com os próprios elementos e com as formas vibratórias e naturais que os evocam.

Os recursos como os óleos essenciais, a música, a dança, os florais, os cristais, a própria meditação, nos auxiliam a entrar na sintonia dos elementos reconhecendo-os e integrando-os.

As sinergias do Elemente-se também podem ser utilizadas em recursos terapêuticos, como dentro da leitura dos temperamentos ou da psicologia junguiana, usando os 4 elementos.


___


Muito das meditações e das características dos elementos listadas aqui teve como inspiração o livro A Cura Através da Forma, da Energia e da Luz de Tenzin Wangyal Rinpoche (editora Lúcida Letra). 


_____________________


Os Elementos

Algumas Características:



Espaço - Éter


Tudo se origina, existe e se dissolve no espaço. Espaço e Éter são sinônimos em algumas tradições, e nesta descrição também vou juntá-los. Mas o éter é a luminosidade que também se originou do espaço, é quando o espaço da natureza da mente é compreendido. E do éter surgem quatro manifestações (ou melhor, luminosidades!) na sequência, o ar (éter em movimento),  o fogo (a fricção do ar), a água (o aquecimento do ar) e a terra que é a união destes quatro elementos.

"Quando o elemento espaço está equilibrado, há espaço na vida: tudo o que surge pode ser acomodado. Há tempo suficiente, capacidade emocional suficiente e tolerância suficiente."   Tenzin Wangyal Rinpoche


Palavras-chave: abertura - presença - cura - meditação - possibilidades - potencial - sem fronteiras - a verdadeira base do ser - onipresença - fé - vivacidade -vastidão - amplidão - clareza - quietude - maturidade - equilíbrio - amor crescente - vazio e fértil - capacidade de acomodar tudo - acolhimento.

Espaço/Éter em desequilíbrio: desorientação, alienação, fixação, ocupação, apego, aversão, torpor, indiferença, arrogância, mente nebulosa, estreitamento mental, pesar.
No corpo físico: éter: os espaços do corpo, o oco dos intestinos vazios, boca, ouvidos, tórax, pulmões, bexiga, vasos sanguíneos, vísceras, tecido conjuntivo. Espaço: coração (o início da formação do corpo humano).
Mentalmente os espaços entre um pensamento e outro. A capacidade de atenção da sua mente. A busca pelo que está além dos sentidos.

Contato com o elemento na natureza e dia a dia: a vastidão sem limites do céu, ver o céu noturno, estrelas, planetas.


Sentido: audição (éter)

YANG -  Fogo e Ar
 são semelhantes na energia entusiasmada, projetiva:

Ar

Fluir, desbloquear. O ar liga tudo, é o elemento da comunicação. Traz a mudança dos nossos padrões. Sem a energia do elemento ar não existe transformação! 

Palavras - chave: leveza - sabedoria - conhecimento - comunicação - concentração - ânimo - amplidão - expansão - descontração - contemplação -  movimento - mudança - mobilidade - flexibilidade -  frescor - jovialidade - beleza - harmonia estética - versatilidade - originalidade - compreensão - filosofia - refinamento - transparência - transformação.

Ar em desequilíbrio: limitação - trancamento - solidão - alienação - distração - lentidão - esvoaçamento - nervosismo - ansiedade - claustrofobia - excesso de racionalização - inconstância - empacamento - medos.

No corpo físico: os movimentos, os ritmos da respiração e batimento cardíaco, peristalse do intestino. Governa a informação elétrica em movimento transmitido ao longo do caminho dos nervos. Está localizado no tórax e nos membros superiores.

Contato com o elemento na natureza e dia a dia: através da respiração, ventos, brisas, lugares altos, vastos, observando o céu, o voo dos pássaros, observar fumaça do incenso, empinar pipa, brincar com bexigas de ar.


Sentido: tato
Elemento oposto - de equilíbrio: yin terra - água


Fogo

O fogo eleva o padrão vibracional, despertando e aumentando o prazer, alegria, êxtase. É a força da vitalidade e da inspiração, seja nas atividades do dia a dia, no trabalho ou no caminho espiritual. 

Palavras -chave: entusiasmo -  interesse - intensidade - criatividade - sexualidade - alegria - expansão - clareza - discernimento - magnetismo - alegria - satisfação - foco - concentração - fé - devoção - presença - cura - transformação - propósito - convicção - coragem - vitalidade - intuição - inspiração - prazer - êxtase.

Fogo em desequilíbrio: impulsividade, inquietude, impaciência, irritação, apatia, euforia, fé cega, ingratidão, ira, impaciência, intolerância, desânimo, desinteresse, pessimismo, insatisfação.


No corpo físico: reações metabólicas, estômago, fígado, vesícula; temperatura corporal, sangue, glóbulos vermelhos.

Contato com o elemento na natureza e dia a dia: contato com o sol, ver o nascer ou pôr do sol, fogueiras, velas, olhar a chama da vela, cozinhar.


Sentido: visão
Elemento oposto - de equilíbrio: yin água - terra


        _____________________

YIN  - Água e Terra
são semelhantes na sua energia serena, receptiva:

Água

Quando a vida parece dura demais, a água acalma a mente e as paixões, estreita os laços. 
Água é relaxamento, maleabilidade. É aceitação das situações. É a facilidade e o contentamento em ser quem se é! O "gosto" pela vida.


Palavras- chave: bem estar - calma - tranquilidade - conforto - suavidade - autoestima - felicidade - ternura - paz - prazer - relaxamento - alongamento - doação - sensibilidade - purificação - bondade - acolhimento - flexibilidade - fluidez - naturalidade - maleabilidade - afetividade - apreciação - imaginação - doação - entrega - adaptação - sensualidade.

Água em desequilíbrio: sentimentalismo - culpa - frieza - inveja - apego - ciúmes - preconceito - controle - magoá - paranóia - superstição - agitação - excesso de sensibilidade.


No corpo físico: saliva, lágrima, linfa, suor, líquido das articulações, plasma sanguíneo, leite materno, líquido amniótico, urina, gordura, sêmen, enfim todos os líquidos corporais.

Contato com o elemento na natureza e dia a dia: cachoeiras, lagos, açudes, rios, mar, chuva. Na atenção que colocamos no banho, na água que ingerimos, e no paladar em geral.


Sentido: paladar
Elemento oposto - de equilíbrio: yang fogo - ar

Terra


Para se centrar, fortalecer, concluir tarefas. Terra é estabilidade, a base na vida comum. É sentir-se em casa, confiante. Responsável. Ancorado em puro ser.  

Palavras chave: estabilidade - firmeza - segurança - confiança - ordem - organização - responsabilidade - praticidade - dignidade - tolerância - paciência - aceitação - abundância - sustento - estrutura - planejamento - humildade - nobreza - dignidade - manutenção da saúde - prosperidade - fertilidade - ancoragem/aterramento - serenidade - tranquilidade - equanimidade.

Terra em desequilíbrio: teimosia - rigidez - inflexibilidade - incerteza - dúvida - desconfiança - insegurança - monotonia - solidão - avareza - ausência de continuidade - falta perseverança - depressão - insensibilidade - resignação.

No corpo físico: ossos, tecidos, músculos, raízes (dentes, cabelos, unhas), base do corpo - pés, pernas, joelhos, cóccix.

Contato com o elemento na natureza e dia a dia: andar descalço, caminhar com atenção plena, sentir o chão, abraçar árvores, mexer com plantações, modelar argila.


Sentido: olfato
Elemento oposto - de equilíbrio: yang ar - fogo



_______________________

Aromaterapia

As sinergias de óleos essenciais


Se você não conhece sobre como a Aromaterapia age, se informe nos links da Arom'Arte!


O kit Elemente-se contém seis sinergias com óleos essenciais puros e naturais - compras na loja virtual www.aromarte.com.br/loja.htm, ou www.aromarte.com.br/lj.htm


Importante: o uso não deve ser feito para crianças menores de 12 anos, gestantes, lactantes e epilépticos. A sinergia Éter, Fogo e Ar deve ser evitada por hipertensos.


Como fazer uso?


O kit do Elemente-se, vem com 6 "vibes" sinergias (borrifadores em spray de 30ml cada), uma estrela giratória e uma caixa triângulo em mdf. Use a estrela como uma opção de escolha, como um oráculo, foque na ponta da estrela que você deseja, gire e veja que figura relacionada ao elemento caiu naquela direção. Use sempre para estimular o contato, para gerar sincronicidade com a sua necessidade do elemento a ser trabalhado.

Mas você pode escolher a sinergia de acordo com sua preferência olfativa (o seu nariz é um excelente guia!) ou identificando o elemento mais necessário ao momento, ou intuitivamente. Como os elementos são interdependentes, o ideal é mesmo trabalhar com todos, você pode usar 1 a cada semana, por exemplo. Siga a sua intuição!

Feche os olhos e borrife algumas vezes acima do seu corpo. Aguarde sentir o aroma e entre na vibração aromática.  Uma imagem associada ao aroma pode vir à sua memória!
Use 1 a 2 vezes ao dia, ou conforme desejar, mas use sempre com moderação!
Pode ser borrifado também sobre a pele (mas evite expôr ao sol), ou no ambiente. Mas não servem como perfumes -  por não conter fixador, eles volatizam mais rapidamente.

A sinergia Éter deve ser borrifada ao redor do seu corpo também. A sinergia Terra pode ser borrifada também ou somente nos pés. E deve-se evitar usar a sinergia Ar, Éter e principalmente a Fogo antes de dormir. 

É normal ter preferências, e gostar mais de algumas sinergias que de outras, dê preferência pelas que você mais gosta. Isto pode mudar dependendo das fases e acontecimentos da vida, é comum em algum momento surgir a vontade daquela sinergia que pouco se utiliza.

Espaço 

Amplidão


Uma tríade de óleos preciosos para viajar no coração e além do tempo... na riqueza das possibilidades infinitas!
Aroma transcendente:

Rosa (rosa damascena) = abertura do coração, amor incondicional. Choques emocionais. Arquétipos maternos e femininos. A rainha, a vibração mais elevada entre os óleos essenciais!
Jasmim (jasminum sambac) = Se a rosa é a rainha, o jasmim é o rei, aumenta a organização, planejamento e praticidade. Um aroma poético, sensual e inspirador.
Olíbano (boswelia carteri) = aroma devocional. Abre a mente e o espírito, aprofundando a respiração e expandindo a consciência do sagrado.

Éter 

Clareza


Uma escolha de óleos de limpeza mental e energética  - para clareza, mente luminosa, desperta! 
Aroma herbáceo e refrescante:

Hortelã Pimenta (menta piperita) = desbloqueia a energia estagnada do corpo etérico. Alivia histeria, fadiga mental e desânimos. 
Hortelã  Verde (menta spicata) = ionizante do corpo etérico. Favorece a abertura do chakra cardíaco. Purifica a mente e as emoções.
Capim Limão (cymbopogon flexuosos) = ilumina a mente consciente. Limpa e purifica o corpo etérico, penetrando profundamente no corpo físico.
Lírio do Brejo (hedychium spicatum) = conhecida por harmonizar a mediunidade em desequilíbrio. Purifica o campo energético.
Lavandin (lavandula hybrida) =  abranda os pensamentos repetitivos, dissipa tensões e stress, promove a paz dos corpos sutis. Refresca o cansaço mental.

Ar   

Fluxo


Óleos equilibrantes e revigorantes que proporcionam harmonia, abertura da respiração, sensação de frescor e leveza, fluxo. 
Aroma "verde", inspirador:

Petitgrain (citrus aurantium ssp.aurantium) = alivia traumas e choques emocionais, reanima, refresca a alma.
Eucalipto Staigeriana (eucalyptus staigeriana) = tem uma energia amorosa, ameniza a tristeza que afeta a saúde pulmonar. Estimula o raciocínio.
Eucalipto Glóbulus (eucalyptus globulus) = abre a mente, minimizando pensamentos obsessivos. Fortalece a respiração.
May Chang/Litsea Cubeba (litsea cubeba) = energizante, estimulante, animador. Antidepressivo. 
Bergamota (citrus bergamia) = equilibrante dos estados emocionais. Aumenta a concentração. Traz aceitação de si mesmo.


Fogo

Energia


Óleos de energia, alegria e vigor. Estimulam a autoestima, a saída do isolamento e a tomada de atitudes.
Um aroma mais intenso, herbáceo e floral:

Gerânio (pelargonium graveolens) = um óleo conhecido por conceder proteção e coragem. Reanimador. 
Alecrim (rosmarinus officinalis) = revigorante. Amor-próprio. Transforma sentimentos de traição e de vergonha. 
Junípero (juniperus communis) = reanimador. Tônico para pessoas fracas, desanimadas e desorientadas. Gera calor interior. 
Manjericão Verde (ocimum basilicum) = viver no momento presente. Autoestima. Proporciona equilíbrio, estimula a inteligência.
Laranja da Terra (citrus aurantium) = renovação, alegria. Limpa as energias densas.


Água 

Relaxar


Óleos que relaxam, acalmam, desestressam, permitindo suavidade, flexibilidade, fluidez.

Aroma suave, doce e acolhedor:

Camomila Romana (anthemis nobilis) = sedativa. Traz calma e sossego. Reconfortante. Trabalha o perdão.
Ylang Ylang (cananga odorata) relaxante. Desperta a sensualidade, a autoestima. Tende a desacelerar os batimentos cardíacos.
Funcho Doce (foeniculum vulgare) = desintoxicante. Regulador do sistema hormonal. Calmante para a irritação nervosa. Atua nas causas da auto-rejeição, estimulando a autoaceitação.
Limão Siciliano (citrus limon) = antiestresse. Elimina toxinas. Purifica a memória celular de vícios alcoólicos.


Terra 

Estabilidade


Óleos que trabalham a conexão, o aterramento, a confiança e aceitação. 
Aroma terroso, amadeirado, e com um leve toque arbóreo dos anciões da floresta: 

Vetiver (vetiveria zizanoides) = enraizamento, conexão com a  Mãe Terra. Serenidade, paz interior. 

Patchouli (pogostemon patchouli) = aterramento, abrir novos caminhos, vontade de viver!
Cedro do Atlas (cedrus atlantica) =  equilíbrio do chakra básico, conecta à energia da terra a do céu. Desenvolvimento da força espiritual. Confiança.
Cipreste Lusitânica (cupressus sempervirens) = desfaz as ligações empáticas, substituindo pelo entendimento compassivo, trazendo discernimento e aceitação da realidade. Conduz ao silêncio interior, à maturidade e sabedoria, estabilidade.
Abeto (Pinho) Siberiano (abies sibirica) = aumenta as forças de resistência. Traz aceitação e generosidade, aliviando sentimentos de autopunição. 



A Prática das Meditações


Existem algumas posturas específicas para meditação, e se você já é um praticante deve conhecê-las. Se não, apenas deite-se ou sente-se de modo que se sinta confortável. Foque nos áudios e em seu corpo, não dê atenção aos pensamentos discursivos. Se preferir ou estiver muito agitado, faça umas 3 respirações um pouco mais profundas que o normal, soltando o ar pela boca e dê play nos áudios!

Use as meditações guiadas (ou outras que desejar) com fones de ouvido. Se estiver com as sinergias, borrife antes sobre você ou no local, para ancorar na energia e ativar a memória límbica. 
Em todas sugiro a visualização criativa do elemento, que pode apenas ser sentida ao invés de visualizada. 

As gravações não são profissionais, e muito menos a minha voz que está dando tom à elas! E estou tentando aprimorá-las, então as gravações podem ir sendo substituídas. E o seu feedback vai ser importante nesta fase! Mande sua crítica, que será bem recebida!
As meditações estão disponíveis no app Insight Timer - http://insig.ht/elemente-se (free)

E também no soundcloud (free):










Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...