Páginas

25 agosto, 2011

Nova página no site Arom'Arte - Óleos de Coco

Postada a nova pág. na Arom'Arte sobre os óleos de coco, em especial cocos babaçu e palmiste.
Babaçu uso há muitos anos por ser um óleo de boa hidratação, pois vai fundo na pele... hidratando progressivamente, seu aroma é suave e porque principalmente é um dos melhores carreadores - condutores dos óleos essenciais, pela leve densidade que apresenta. Palmiste uso há menos tempo, mas não é que ele quase que supera o queridinho babaçu ? Palmiste é completamente sem cheiro, e seus usos na culinária excelentes, versáteis !
Palmiste já está à venda na Loja Virtual. Babaçu demora alguns meses, pois estamos em período de entre-safra do mesmo.


Aqui no blog postei ontem dicas cosméticas e culinárias. Vai mais uma dica simples que faço:  jogo um pouco do óleo de palmiste na frigideira e passo uma fatia de pão integral, pode colocar ervas, como orégano, tomilho, páprica, gergelim, etc. Ou sem nada e como puro, ou com mel e canela. Tem quem coloque uma colher do óleo no iogurte para tomar de manhã, faça manteiga misturado a outros óleos como azeite, por ex. - enfim, as possibilidades são muitas, já que ele pode substituir o uso de outros óleos, azeites e manteigas. 
Mas tudo tem sua validade, é só conhecer e saber usar bem cada um a seu tempo e sem exageros !


Segue a dica de dois vídeos bem bacanas e curtinhos do programa Um Pé de Quê, para conhecer as palmeiras Babaçu :  http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=666
E de Palma : http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=606


Nesta página está tudo explicadinho, mas qualquer dúvida não deixe de esclarecê-las e faça contato, ok !



24 agosto, 2011

Óleos de Coco nos cuidados pessoais e de beleza !


As mil e uma utilidades dos óleos de coco (veja detalhes sobre) !
.
Vamos a algumas receitas cosméticas :
Além dos usos como hidratante, condicionador capilar, bactericida, fungicida para área íntima, usados de forma pura ou adicionado a óleos essenciais, seguem dicas de outras receitas :



Desodorante Natural 
A mais comentada na web é esta, do desodorante, eu testei, ele é dez, mais de 12 horas de proteção total, mais o aroma dos meus óleos essenciais preferidos.
Porém para algumas pessoas (o que tb foi meu caso), deu coceira por causa do bicarbonato..., mudei quantidades mas não adiantou. Mas se você não tiver problemas quanto a isto, use e abuse ! Caso dê coceira, vermelhidão, interrompa o uso e use um pouco do próprio óleo de coco puro, para amenizar rápido o sintoma.
  • 1/4 xic. de bicarbonato de sódio
  • 1/4 xic de polvilho doce (ou outro amido: farinha arroz, fécula de batata, amido de milho)
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco, como palmiste e babaçu  (derretido - para agregar melhor aos outros ingredientes, depois leve à geladeira para solidificar).
  • 10 gotas (mais ou menos, conforme preferir) de óleos essenciais*
Misture tudo. E coloque num potinho de boca larga, use uma espátula para retirar. No frio estará mais sólido e no verão estará como creme.
* evite o uso de cítricos a + que 2%, pois podem manchar em exposição solar. Sugestões : tea tree é um ótimo bactericida. Cipreste ajuda a controlar o suor excessivo. Portanto, estes podem ser acrescentados aos outros cheirinhos aromáticos, como lavanda, ylang ylang, gerânio, grapefruit, capim-limão, etc...

Se a sua transpiração não for intensa, pode experimentar o uso do óleo de coco puro, adicionado a óleos essenciais bactericidas. Não fica "oleoso", é rapidamente absorvido. Uso seguro aos desodorantes comerciais que contém alumínio e conservantes sintéticos.

Para quem tiver alergia como eu tive, pode optar pelo leite de magnésia, adicionado ao óleo de coco + óleos essenciais.

Exfoliante e Hidratante para o Banho 
- 1 xic de óleo de coco, como babaçu ou palmiste (derretido)
- 1/2 xic. de gel de aloe vera (ou mesma qtde de polpa de babosa fresca)
- 1/4 xic de bicarbonato de sódio
- + óleos essenciais (opcional)


Leite Hidratante
Trocando o gel de aloe vera (da receita anterior) fiz uma versão sem exfoliante e para uso diário: tenho usado um sabonete líquido glicerinado neutro, e acrescento 20 a 30% de óleo de babaçu ou de palmiste + 3 a 4% de óleos essenciais. Os óleos não se misturam ao sabonete líq. (quando bx temp./estiver frio), na hora de usar é só agitar e pronto...  a textura fica parecida com um leite e já saio com a pele sedosa e perfumada do banho!


Pasta de dentes sem flúor
- 1/4 xic de óleo de coco
- 1/4 xic de bicarbonato de sódio
- uma pitada de stévia em pó (opcional) - não coloquei
- gotas de óleos essenciais (dicas de alguns oes sozinhos ou em sinergias: hortelã, cipreste, limão, cravo/canela (pouco), petitgrain, tea tree, etc).

Misture o óleo de coco derretido/líquido + bicarbonato e stévia opcional. Por causa do bicarbonato a pasta fica salgadinha, mas tranquilo, não achei falta da stévia. Como está frio, depois da pasta solidificada coloquei água e mexi bem, isso deu uma consistência mais pastosa. Conversando com a Conceição Trucom, ela sugeriu colocar argila e um pouco de uma pasta dental baratinha (por causa do dióxido de titânio), que ajuda a dar textura e amenizar o efeito abrasivo do bicarbonato, quando se deseja uso frequente.
Nesta página que está em inglês, fala-se um pouco dos malefícios da pasta de dente com flúor... Há outros problemas apontados como o fato do lauril, que dá espuma na pasta, tender a suprimir os receptores do sabor doce na língua. 
Nesse link do Doce Limão, há opiniões sobre a pasta de dente com flúor ou sem...
Fiz a minha pasta com oes de hortelã-pimenta, cipreste e limão, a boca fica um tempão com hálito refrescante.


Demaquilante (explicação)
Testei o uso proposto como demaquilante que vi na web (o óleo puro), mas como o óleo penetra facilmente pelos poros, corre-se o risco de levar resíduo de maquiagem para a pele, ao invés de removê-la. E não achei que tenha super funcionado, pois achei que remove parcialmente. Não indicaria para uso diário com essa função.

Saiba mais sobre óleos de coco aqui.
Saiba mais sobre óleos essenciais aqui.


Bolinho Integral da Mi

Fica uma delícia ! Adaptei esta receita que peguei da Claudia, que pegou da Thereza
Acaba e repito a receita, gosto de comer no café da manhã e à tarde. É nutritivo, fácil de fazer, rápido de assar, sacia a fome e é gostoso.
Use sempre óleos de coco como babaçu ou palmiste que não agregam gosto, só saúde!
Fica fofo, macio.

Bata no liquidificador:

- 1 ovo  (uso 1 só, mas se quiser usar 2, dá mais liga na massa, mas é preciso aumentar um pouco mais dos ingr. secos).
- 2 bananas médias ou 1 grande
- 1/2 xic (chá) de óleo de babaçu ou palmiste (líquido/derretido) - com babaçu dá um gostinho levemente amendoado, fica bom com qualquer um destes dois óleos.
- 1/2 xic (chá) de leite ou água - misturo água com leite ou uso só água
- 1 xic (chá) açúcar mascavo - não cheia
- um pouco de nozes, amêndoas ou castanhas 

E com uma colher, junte a essa mistura em uma tigela, com:

- 1 xic (chá) de farinha de trigo integral (ou pode usar a mesma qtde do mix de farinha sem glúten)
- 1 xic (chá) de aveia ou amaranto em flocos - gosto + do amaranto!
- 1 xic (chá) crispies de arroz integral (opcional) - sempre coloco
- canela à gosto
- + amêndoas, nozes picadas, passas, gengibre (opcional) - geralmente não coloco por já ter batido no liq.
- chocolate ou cacau em pó à gosto (opcional) - gosto de colocar, quando quero menos gosto de banana
- 1 colher (sopa) fermento em pó - por último.

A massa deve ficar com consistência bem grossa, se não der o ponto com essas quantidades é só acrescentar mais dos secos. Pode colocar em uma assadeira ou em mini forminhas de bolo.
Asse em forma untada à 200° (pré-aquecido), até ficar douradinho em cima - 10 a 20 minutos (fique de olho, pois o meu assa em 10 min. exatos).

E enfim, invente, troque ingredientes, acrescente.... e me conte !

Encontre óleos como babaçu e palmiste na Loja Virtual da Arom'Arte


22 agosto, 2011

Chocolate com óleo de coco

Vi essa receita aqui, e fui testá-la com algumas variações. 
A receita é :
.
- 1 colher (sopa) de óleo de coco (derretido)
- 1 1/2 colher sopa de agave - usei melado, mas só 1/2 colher
- 1/2 colh (chá) de essência de baunilha - não usei, na segunda vez coloquei oe de laranja, veja abx.
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó


Pede para derreter o óleo de coco com o agave, só derreti o óleo de coco (palmiste), e misturei com o melado + cacau com as mãos. Fica igual a uma massinha de modelar, como usei menos melado, talvez por isso o meu tenha ficado mais consistente.
Coloquei no freezer uns 3 minutinhos e pronto.
o meu ficou + escuro que este !
Deu uma quantidade bem pequena. Da primeira vez usei o chocolate em pó, e na segunda cacau, a intenção era colocar a baunilha para experimentar, mas não achei ela aqui em casa, e adicionei 2 gotinhas de óleo essencial de laranja doce, achei mais gostoso que o primeiro. 
Porém um detalhe, eu não gosto muito de chocolate tão forte, por isso da próxima vez vou testar umas variações do cacau + extrato de soja ou leite em pó. 
Com oe de menta(hortelã-pimenta) deve ficar bom também.



Óleo vegetal de palmiste e óleos essenciais: www.aromarte.com.br

20 agosto, 2011

Nutrição



Assisti essa entrevista hoje na Cultura no programa Cultura 360°, e não pude deixar de colocá-lo aqui de tão fundamentalmente explicado que está, pela nutricionista Denise Madi Carreiro.
E vem no embalo dos meus posts anteriores..., lembrando novamente que corpo nutrido é corpo "satisfeito", em todos os sentidos !


Ah ! O vídeo tem só 5:39 min. está duplicado.

:::::::::::

18 agosto, 2011

Lustre Rendado - Artesanato

Essa ideia é pra lá de artesanal ! E a-d-o-r-oooooooo
Post completo como fazer aqui.
Diz para usar cola de parede, mas de repente dê certo com a Cascorez azul. Já usei muito a técnica do amido para engomar e acho que pode dar certo tb. E as toalhinhas que devem ser as de linha bem fininha (levinhas).
E neste post, tem ela sem tanta sobreposição (como da primeira foto) com toalhinhas diferentes, achei mais bonito, até pelo efeito que dá.




16 agosto, 2011

Olho no peso e no supermercado

É preciso olhar,  p/ poder  mudar !
Sábado passado fui a um supermercado, e sentei esperando nas cadeirinhas que tem lá dentro. Comecei a reparar que entre 10 moças do próprio supermercado, as 10 jovens estavam com "bem" sobrepeso, sobretudo na região abdominal. Tinha pouca gente naquele horário, mas quem estava comprando, também estava gordinho. Olhei para um carrinho de compras de um casal jovem com 2 filhinhas, numa passada de olhar pelas transparências das abomináveis sacolinhas plásticas (sendo que haviam caixas disponíveis, e que não vejo ninguém além de mim pegar), tinha refrigerante de monte, salgadinhos, bolachas, ou seja, - olhando bem - havia 90% de tranquerídeos....
Acho que do jeito que vai, não vamos demorar muito para chegar ao padrão peso-pesado americano.
Temos consumido muita porcaria, sem nos dar nutrição nem saciedade, mas ao contrário, fazendo uma comilança interminável. Se o brasileiro agora ganha mais, ele não tem tempo e nem instrução para alimentar a si e sua família bem. Acaba gastando mais e pior que há décadas atrás, quando não se tinha tanta oferta.


Quando digo que fiquei reparando nas moças, me incluo também, pois de 8 anos para cá meu peso subiu, estou dentro do tal Índice de Massa Corporal (IMC), mas comecei a olhar para isso... afinal a tendência é progressiva ! Revi meus hábitos alimentares, tenho me informado mais (embora sempre tenha sido um assunto de muito interesse já que meu desejo era ter feito nutrição), e principalmente praticado, lá estou eu indo pra cozinha.
O que mais notei, além de mais disposição conforme a ingestão de certos alimentos, e melhorado em muito uma compulsão por doce que vinha me assolando, foi a diferença de compra no supermercado: compro melhor e gasto menos; como melhor e como menos.
E olha, não é nada complicado. É questão sim de se informar e se organizar, mas tudo com muito prazer e sem radicalismos. Comer bem não é comer demais. Comer moderadamente é até ecológico, é ético, é questão de respeito com o meio ambiente e com os outros.
Mas tá certo, precisamos saber como nos saciar, e o corpo fica satisfeito quando está nutrido. E de vez em quando postarei umas dicas sobre.


Entrar em forma (de acordo com seu biotipo) e estar saudável é consequência de bons hábitos - mas no meio de tanta informação que depois de anos passa a ser desmentida, é bom analisar e sempre duvidar de tudo que há por aí, sobretudo na mídia... 


Fique "de olho" !!! rs


.
.

11 agosto, 2011

Amor... Amar ! A mais profunda nutrição

Essa internet é um veículo muito especial mesmo, para pessoas especiais....,assim como a Bárbara, que por um comentário hoje no meu post do Ghee, fui ver quem era ela..., e me deparei com seu site Casa das Mulheres Sábias, e vi e li coisas tão bonitas, tão ricas... e mais que isso, foi...... sensorial.


Logo ao ler suas palavras, senti uma onda boa, que onda maravilhosa.... amorosa, vitalizante. Vieram lágrimas, me emocionei de amor....., já não eram mais palavras, era onda, sensação... e aí refiz minhas memórias do sentimento do quanto o amar é mágico, forte, curativo, nutritivo, como ele é simplesmente o tudo. E onde ele está, o tempo termina, a infinitude toma conta, somos inteiros novamente, unos com o Todo.  
"Ânforas transbordantes de graça" !


Abaixo, um trecho de seus textos, mas convido à você entrar nessa Casa e a beber das palavras sábias da Bárbara, e que você se sinta tão acolhida, tão na "onda" como eu me senti :


"É o Amar que nos transforma em perfeitos recipientes para recebermos a cura. O Amar nos torna ânforas transbordantes de graça. Amamos não porque o outro mereça ou o mundo esteja todo correto e mereça nosso amor. Amamos porque nós merecemos amar. Amamos porque merecemos viver de forma abundante. Amamos porque faz parte de nossa natureza o Amar."
(Bárbara Petri)


.
. .
............


Ghee - Manteiga Purificada


Ontem, pela primeira vez fiz Ghee ! Eu era curiosa sobre e sabia dos seus benefícios, mas como eu não cozinhava muito, e nunca que via  Ghee sendo usado por aí, me parecia até lenda. E é tão, mais tão fácil de fazer e com benefícios adicionais à manteiga que achei que deveria compartilhar por aqui, incentivando as pessoas a fazerem também.
Bom, gostei desse vídeo aqui, que explica bem, deve ser feito em recipiente de vidro e em fogo bem baixinho, usei um tablete de 200g.e demorou uns 10 min +- para derreter, é melhor cortar em pedaços menores para facilitar o derretimento. Só que diferente do vídeo, tirei os resíduos de cima com uma colher e depois passei por uma peneira com uma telinha em cima, para filtrar bem. E importante é isso, usar o meio, desprezando o resíduo de cima e de baixo*. Guardar em geladeira para durar mais tempo. Mas é tão facinho de fazer que não precisa derreter muito de uma vez... E se vc encontrar uma manteiga de vaquinhas felizes, melhor, melhor !!!
(*Vale ler o comentário da Bárbara Petri da Casa das Mulheres Sábias que escreveu assim que postei, é uma dica com a forma de fazer indiana, e que vou testar no meu próximo Ghee... Valeu Bárbara !)
Encontrei o artigo abx que cita alguns benefícios do ghee. Leia no mesmo site Manteiga vs Margarina.  E também por aqui : Gorduras Saturadas são Boas.

Ghee é basicamente manteiga purificada. Isto é, manteiga à qual foi retirada a lactose, água e outros elementos presentes no leite. Segundo a milenar ciência Ayurvedica, Ghee é um alimento que promove a saúde integral do nosso corpo, vitalidade e longevidade, tendo uma influência positiva e subtil no nosso corpo, mente e espírito.
Ao ingerir Ghee, estamos a fornecer o melhor dos combustíveis ao nosso fogo digestivo (agni). Entre as dezenas de benefícios, podemos destacar:
  • Digestão – aumenta a nossa capacidade digestiva, ajuda a equilibrar o excesso de ácido no estômago e a manter e reparar as paredes do mesmo.
  • Absorção – Ghee é uma parte fundamental na criação de medicamentos à base de ervas medicinais. Aumenta o efeito destas ervas, e auxilia na penetração nas paredes das células do nosso corpo.
  • Queimaduras – tal como o Aloé Vera, Ghee ajuda no tratamento e recuperação de queimaduras se aplicado rapidamente na zona afectada.
  • Mente – fortalece o funcionamento da nossa mente, memória e aprendizagem
  • Equilíbrio Ayurvedico – equilibra as doshas Vata e Pitta
Factos que tornam o Ghee uma versátil e excelente alternativa aos óleos tradicionais ou margarinas para cozinhar:
  • É altamente nutritivo
  • É muito aromático e saboroso (basta usar metade ou 2/3 da quantidade usada com outros óleos)
  • Tem um ponto de combustão muito alto, comparado com os outros óleos ou azeites. Não queima ou faz fumo enquanto se cozinha.
  • Pode-se usar em salteados, fritos, cozidos.
  • Fornece-nos os ácidos gordos essenciais, sem as desvantagens dos óleos transgênicos, hidrogenados ou problemas de colesterol.
Para além disto, o Ghee não necessita de nenhum tipo de preservação especial. Pode ficar fora do frigorífico e manter-se assim durante imenso tempo. Diz-se que quando aplicado, aumenta também a preservação do resto dos alimentos.
Encontrei ainda uma página interessante de uma pessoa que baixou o seu nível de colesterol passando a incluir Ghee na sua alimentação. Podem ler o artigo aqui: Ghee Lowers Cholesterol (inglês)
Outros links para aprofundar o assunto:

10 agosto, 2011

Homocisteína

A homocisteína é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior do que o colesterol


As doenças cardiovasculares são consideradas uma das principais causas de morte em todo mundo. Somente nos Estados Unidos, no ano passado, 450 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença. No Brasil a taxa foi de 180 mil. Além da herança genética, o estilo de vida de cada pessoa – sedentarismo, fumo, estresse, entre outros – interfere na saúde cardíaca. O colesterol elevado é considerado o inimigo número um do coração. Mas, o verdadeiro vilão da história e a homocisteína.
Aminoácido natural, a homocisteína é produzida após a ingestão de carnes e laticínios. Ela surge em nosso organismo como um produto do metabolismo da metionina e é convertido em cistationa, um aminoácido. Esse é o caminho natural da homocisteína no organismo. Se esse ciclo não for corretamente seguido, pode haver prejuízo à saúde. O excesso da substância no sangue provoca o aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, e contribui para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. É a homocisteína, e não o colesterol, a substância que dá início às lesões vasculares que causam o infarto.
O nível de homocisteína elevado no sangue, como o de colesterol alto, aumenta o risco de doenças cardíacas, podendo evoluir para um infarto, até mesmo em pessoas jovens. Só que o índice elevado de homocisteína é considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior e mais preciso do que o colesterol. O que agrava ainda mais o aparecimento de doenças coronarianas é que a homocisteína acelera a oxidação do LDL (o mau colesterol) aumentando ainda mais os danos vasculares. Ou seja, a concentração de colesterol pode estar normal, mas se o nível de homocisteína no sangue estiver alto, o prejuízo ao coração acontece de forma mais rápida do que se acontecer o contrário.
Para que a homocisteína não cause danos são necessários elementos naturais que regulem as reações da substância no organismo. As vitaminas B6 e B12, betaína e acido fólico são responsáveis em manter a concentração de homocisteína normalizada. Estudos apontam que os altos níveis de homocisteína no sangue podem estar relacionados com a deficiência dessas substâncias. Uma dieta alimentar adequada, rica em frutas cítricas, vegetais – especialmente os de folhas verdes – cereais, lentilha, aspargo, espinafre, feijão pode evitar os altos níveis da substância inimiga do coração.
Pessoas com doenças coronarianas têm o risco 10 a 15 vezes maior de sofrer um infarto se a concentração da homocisteína estiver elevada e cerca de 10% a 20% dos casos de doença cardíaca também são causados pelos altos índices da substância. A homocisteína é medida por meio de um simples exame de sangue. O nível saudável está entre 5 e 15 micromoles por litros (mmol/l). Nos países desenvolvidos esse tipo de exame se tornou obrigatório. A homocisteína ainda é desconhecida por grande parte da população, principalmente no Brasil. Os riscos que os altos índices da substância podem causar são sérios, e está provado que ela é bem pior que o temido colesterol.
Fonte