20 março, 2013

Preparando seu próprio leite de soja!


Com essas suspeitas dos leites de soja - que na verdade já pipocam aqui e acolá de vez em quando - que tal preparar o seu próprio leite de soja simples, fácil e barato?


Pegando uma sugestão daqui dali, consegui fazer um bom leite de soja a ser saborizado, e que ficou até mais gostoso que o de caixinha, e sem conservantes, sem química.... Vamos lá?

- Uso 1 xícara de grãos crus para preparar 1 litro do 'leite', se quiser mais ralinho, use uma quantidade menor ou adicione mais água na etapa final.


Primeira Etapa:

- Coloque uma quantidade de água (3 xicaras + ou-) e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio e jogue os grãos secos de soja. Deixe ferver por 5 minutos (sem o bicarbonato também dá certo, mas os grãos com o bicarbonato ficam mais 'molinhos', solta mais água amarela e mais espuma também).

Escorra na torneira, dando um choque térmico e deixe de molho (em água fria tb) de preferência de um dia para outro, ou de manhã à tarde já é suficiente. Troco a água umas duas vezes (opcional), e vou mexendo e as pelinhas (cascas) vão se soltando.

Segunda Etapa:

- Retire as cascas ao máximo que der (alguns dizem que a pele da soja interfere no sabor, outros que não - eu ainda não testei com as cascas, sempre vou tirando o máximo delas e dá certo!).

- Ferva 1 litro de água. Despeje a soja no liquidificador e a água fervente ou o mais quente possível (conforme o liquidificador), e bata pulsando umas 3 vezes rapidinho e depois na velocidade 1 até ver que bateu tudo (a massa que sobra é o okará, você pode ir juntando essa massa e congelar, e depois buscar receitas na internet para fazer uso dela!).

- Retire o leite com um coador bem fininho, apertando, ou use um pano seco e limpo de malha ou a PF1 que é boa para isso. Mas com cuidado porque estará quente - use uma colher de apoio.

Etapa Final:

Leve ao fogo e assim que ferver desligue (pasteurização).
E mais dois segredinhos: adicione uma pitada de sal marinho e essência de baunilha à gosto (essa você pode fazer em casa para tê-la natural: 1 fava para 50 a 150 ml de vodka -pq é álcool de cereais- quanto mais fava ou menos vodka mais concentrado será - abra a fava e coloque com a vodka em vidro tampado e deixe por 2 meses em local escuro/armário, agite de vez em quando!). 
Você também pode 'temperar' o leite usando cravo, canela, cardamomo, etc...
Leve à geladeira. 

Para adoçar e colocar sabor, faço na hora em que vou consumir. Se for usar em bolos, massas, etc, deixe adoçado.
Dura 1 semana em geladeira (segundo a Embrapa Soja neste vídeo).

Em alguns mercados, tem a soja fácil, partida/sem casca, ainda não fiz testei com ela! Se alguém souber se dá certo me conte!

Veja aqui esta outra receita do Doce Limão do livro Soja - Nutrição & Saúde de autoria de Conceição Trucom, preparando e usando a farinha de soja torrada/kinako para o leite de soja.

E como deve ter atenção aos hormônios da soja evite os excessos e alterne o uso, experimente 'leite' de sementes, castanhas, cereais e que podem ser germinados também (busque informação no site do Doce Limão). Também gosto do inhame cru batido, com limão + frutas, etc que vira um gostoso 'leitinho'.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...