16 dezembro, 2013

Quem tiver ouvidos que ouça

Há uns 5 anos mais ou menos, tem novena de Natal e meus pais participam. Um dos dias tem sido sempre em casa e é nessa que eu também participo. É preciso ler trechos e faço uma das leituras, minha mãe pediu para fazer o leitor 1 vi que era muito texto e disse que faria o leitor 2 que tinha menos fala. Nem olhei o que dizia.

Todo ano é igual, diz se as leituras, há os cantos e faz se uma reflexão e então que lá vem a reclamação! E aparece a Dilma, o país, a cidade, o fulano que apareceu no Jornal Nacional, a novela... fico só olhando e como não participo 'efetivamente' acho injusto opinar, afinal penso tantas coisas e tão diferentes, que enfim, nem cogito comentar.

Bom, mais um ano e fiquei observando a reclamação e os egos inflados. Quando chegou a minha vez de fazer a leitura era de Efésios e dizia algo como: que da sua boca saia apenas o que edifica, para dar graça aos que ouvem. Aliás todo Efésios 4 é bem bom, vou deixar o link aqui do Bíblia online.
Puxa, ao ler dei certa ênfase e fiquei surpresa porque estava dizendo meu pensamento pela palavra bíblica... depois fiquei pensando...será que as pessoas ouviram? Talvez um ou outro, mas a maioria deve achar que o que é 'edificante' é a reclamação sem se darem conta de que com isso atraem coisas não legais, que nada resolve porque não agem e só reclamam. Mas tá entendo que todo mundo se sente importante reclamando e nem se dão conta do desconforto pessoal e coletivo que gera... 

Uns dias antes estava vendo o Tribuna Independente da Rede Vida e pena que só vi o finalzinho, mas a comentarista dizia que agimos muito ainda como senhores e escravos, dando alguns exemplos como deixar lixo na rua ou algo para outro fazer. Infelizmente só vi este comentário. Mas não é que é? 
Vemos outros países e com tanto bom exemplo e que não se consegue aplicar aqui, vemos a educação de outros povos e aqui como é de verdade complicado conscientizar o brasileiro, e sem consciência vamos repetindo e agindo como senhores e escravos. E tanta violência deve surgir também como 'expiação' afinal como passar impune aos maus tratos a outro igual? E aí cada vez mais a gente vê que ok tá tudo de alguma forma se compensando, tudo certo... nada a reclamar, melhor buscar por entendimento sempre.

Bom, voltando a novena, esse ano foi bem legal com várias coincidências boas além da minha leitura. E apesar das reclamações, acho que a reunião de pessoas seja sempre válida e ainda supere quaisquer achismos, e o Invisível ainda dá uma ajudinha para os que tiverem ouvidos...



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...