30 julho, 2009

Vigiai e Orai! ( A Gripe H1N1)



por Milene Siqueira


É ligar a TV e ouvir sobre a Gripe Suína, Influenza A e agora mais citada por H1N1.
Eu, creio que como a maioria de vocês, tem recebido via e-mail sobre os cuidados para reforçar o sistema imunológico (como: beber muita água, fazer uma alimentação vegetariana, evitar leite – que produz muco, etc ). Ou seja, é simples: alimentação natural, tudo o que a mãe natureza nos dispõe, não esquecendo dos condimentos que são fortes antivirais e anti-oxidantes como orégano, tomilho, alho, cebola, cravo, canela, louro, alecrim, manjerona, açafrão, gengibre, etc.
A ferramenta alimentar é portanto base de sustentação imunológica para evitar não só a H1N1, como gripes em geral e outras infecções.

Alimentação boa = cabeça boa.
O cérebro, assim como nossos processos mentais, são governados pelas interações químicas que ocorrem dentro dele, uma nutrição equilibrada é fator chave para o bom funcionamento químico que nossa saúde mental necessita.

Mas o cérebro sabiamente colocado no topo dos corpos é o comandante, e comanda através dos  pensamentos. E aí a boa alimentação vai ajudar bastante, mas não basta quando você rende-se à preocupação, à pensamentos “não legais”, onde sentiremos  peso, aflição, depressão.
Mágoas, raiva, tristeza e medo são portas de entrada de doenças, pois o sistema imunológico numa cadeia de reações químicas pode ser afetado - principalmente se a nutrição não estiver equilibrada - em estado de stress e depressão é requerido do organismo mais vitaminas, minerais e proteínas. Portanto, não embarque na preocupação demasiada!

Já pensamentos simples e bons, conduzem a sentimentos de bem-estar, gratidão, fé, alegria e Proteção!

A minha dica é: cuide do seu Templo! Vigiai e Orai.

E chegamos aos aliados aromáticos :

Nas chamadas "pestes" que a humanidade enfrentou, os sacerdotes contavam com proteção extra – além da Divina, é claro ! - através dos seus turíbulos incensários contendo especiarias, resinas, óleos essenciais, eles literalmente oravam e vigiavam !

Todo OE é por natureza aromático, o que impede a proliferação de vírus que se propagam em ambientes fétidos. Portanto, quando o perfume de um OE está no ar, podemos contar com proteção no ar também!

E reforçando a dica, mas sem citar aqui novamente os grandes benefícios do OE de Tea Tree como forte bactericida, fungicida, antibiótico, antiviral, etc... para isso leia há a matéria completa sobre http://www.aromarte.com.br/teatree.htm) 

-Sentiu o primeiro indício de uma gripe ou processo infeccioso? Tea Tree em inalação direta – segurando um lenço com gotas de Tea Tree. Também pode se pingar 1 gota do OE nas máscaras cirúrgicas - quando o uso da máscara for necessário. Ou usar em colar aromático/difusor pessoal. Não tem? Embeba um pouco de óleo num quadradinho de tecido como feltro ou de tecido de algodão com algodão dentro, costure à mão e coloque num colar - mesmo que por dentro da roupa.

-Nos ambientes, deve ser adicionado ao álcool a 3% (60 gotas para cada 100ml), pode ser usado como borrifador, ou pode ser misturado ao álcool gel, para assepsia das mãos. Pode também ser adicionado na mesma porcentagem a um sabonete neutro líquido.

Outros oes além do tea tree, especialmente antissépticos: canela, cravo, tomilho, eucalipto, citronela, lavanda, limão, capim-limão, cedro, alecrim, etc. Antivirais: eucalipto glóbulus, lavanda, palmarosa, canela, cravo, hortelã-pimenta, tomilho.

-Dica para alegria, afastando as neuras? Inale OEs cítricos como : Tangerina, Limão, Laranja ou Bergamota. Afaste a negatividade com Capim Limão. 

Todos os outros OEs podem ser usados no ambiente em borrifadores, difusores, pout-pourris, sachês. Única advertência para borrifação no ambiente é atenção ou diluição extra nos OE que devem ser evitados por gestantes, epilépticos e hipertensos.



*

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Milene
Comecei a estudar a pouco aromaterapia - lindo trabalho que faz aqui -
Se quizer conversar comigo estou a disposição
tulio_joseane@yahoo.com.br
estou estudando atualmente
http://www.eradourada.com.br

E BY SAMIA
IBRATE -CURITIBA/PR

Namaste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...