15 junho, 2011

Yin Yang - Integrando (2/2° parte)


Clique aqui para ler a primeira parte (Compreendendo - Influência do patriarcado e o real sentido vibratório da polaridade).

por Milene Siqueira
______________

"Podemos ver yin e yang nas mudanças das estações, na atmosfera, no ciclo das noites e dias. Podemos vê-los no crescimento das plantas; uma semente precisa de terra (yang) e água(yin) para se desenvolver. Da casca da semente um broto explode para fora e as raízes delicadas começam a crescer.  O movimento para cima (yin) do broto é equilibrado pelo movimento para baixo (yang) das raízes. Quando a muda brota da terra, o seu ambiente muda completamente. Está agora sob a influência do ar (yin) desenvolve folhas para fora (yang) e mais tarde botões (yin), e depois flores (yang) e frutos (yin). O fruto torna-se mais e mais maduro (yin) até finalmente cair na terra (yang) e o ciclo recomeça.” ( R. Tisserand )
   
Segunda Parte: Integrando
(Aliados da harmonia)

Encontrar o ponto de equilíbrio é tarefa constante, é desordem (yin) e ordem (yang), sem um, não há o outro.
"quanto maior a instabilidade, maior a possibilidade de novas formas de ordem" (Pedro Paulo Monteiro sobre Elya Prigogine). O maior problema não é o desequilíbrio em si, mas a falta de ritmo.
Yang que é força centrípeta (para o centro) e yin centrífuga (longe do centro), se não complementam-se em seus opostos, é feito movimentos que exaurem até que cheguem ao seu limite, quando alternam-se. Enquanto não percebemos e respeitamos o ritmo, podemos passar por longos períodos "dançando feio"..., por isso a observação é a "música"  que comanda o ritmo.
Sempre que há um excedente vibratório, a vibração oposta estará proporcionalmente prejudicada, insuficiente. A deficiência de yin ou de yang implica em que esta não foi reconhecida, valorizada, decodificada. Mas quando os valores começam a despertar no Ser, as "nuvens" igualmente começam a se dissipar, e a integração pode acontecer.

Fatores internos geram fatores externos e vice-versa, podemos ficar "animados", beneficiados por meio da alimentação, da respiração, terapias e dos óleos essenciais, por exemplo.

A respiração Yin Yang

"Se vivermos como respiramos, inspirando e soltando, não poderemos errar" (Clarissa P. Estés)

A respiração é a forma primordial de encontrar o ponto de equilíbrio. Deveríamos respirar plenamente levando energia para todas as partes do corpo, sugiro a leitura do texto Respiração Plena, que descreve como é a respiração sadia, profunda, que harmoniza as vibrações yin/yang. 
Aliado a respiração, estão os exercícios físicos, recomendo a leitura do livro Mente e Cérebro Poderosos, de Conceição Trucom, onde consta uma série de exercícios respiratórios e físicos que harmoniza, eliminando bloqueios do corpo emocional. Estas práticas faziam parte das ciências orientais e ocultas, mas que hoje estão a disposição do saber. Este livro, ajuda na compreensão e dá dicas para estimular as atividades dos aspectos lógico (yang) e intuitivo (yin) da mente, talvez a mais poderosa das integrações!

Alimentação Yin Yang

Depois da respiração, vem a alimentação, ajustando a dieta mais propícia a cada predominância. Pessoas com excesso de yang precisam aumentar o consumo de alimentos yin e vice-versa.

Outras terapias Yin Yang

O conhecimento milenar da dualidade, é a base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que detalhou e fez analogias aos 5 elementos e órgãos em nosso corpo. É a Medicina que trabalha no equilíbrio yin/yang, mantendo o bem estar e atuando na prevenção. 
Derivam do conhecimento yin/yang, o Feng Shui (harmonização ambiental), a Acupuntura, a Moxabustão, Do-In, Shiatsu, etc. Mas muitas outras terapias e filosofias com outros nomes, partem do mesmo embasamento do conhecimento da dualidade, e da atuação do tratamento de forma sistêmica. 

Óleos Essenciais Yin Yang

Entre os auxílios da natureza, temos o benefício através dos óleos essenciais.
Cada óleo essencial (oe) manifesta-se como yin ou yang, mas a classificação nem sempre é rigorosa, pois pode até ser considerada neutra como é o caso da lavanda em algumas teorias (em outras, não consta o quesito neutralidade); ou ser referida por gênero químico, que ressaltam as qualidades como sedativo ou estimulante; se o óleo é frio ou quente; parte da extração da planta ou seu desenvolvimento; e até outras teorias como cores, notas olfativas, taxa de evaporação, regência planetária, etc. Dessa forma, vemos um mesmo óleo com algumas divergências classificatórias, conforme o ponto de abordagem usado.

O maior valor deve se dar pela relatividade (mais importante a interação, do que pelo que se é).
Por possuírem a dualidade intrínseca, os oes irão colaborar na harmonia da maioria dos aspectos a serem tratados. Outra relevância é a afinidade olfativa, seremos naturalmente atraídos pelo aroma oposto-complementar, do que estiver em nós em maior grau. Yang atrai Yin e Yin atrai Yang (o que não equivale a noção ocidental de opostos). Trabalhar com a afinidade é sempre o primeiro passo !

Abaixo seguem algumas sugestões de óleos essenciais a escolher, mas antes, leia sobre uso e precauções.

Lavanda por sua ação equilibrante dos opostos, e hortelã-pimenta que embora fria (yin), também aqueça (yang) no frio e regula temperatura e humores, podem ser usados frequentemente.

Em excesso de Yin, se a intenção é :
  • aquecer : oes como canela ; cravo ; gengibre; alecrim.
  • ”aterrar”: gengibre ; patchouli; cedro; tomilho, manjericão, tea tree.
  • movimentar : alecrim; laranja ; limão; tangerina; eucalipto.
  • drenar : erva-doce/funcho ; cipreste ; junípero ; cítricos ; cedro ; eucalipto ; capim-limão ; gerânio.
  • dissipar o medo : gerânio; sálvia-esclaréia; tangerina; abeto.
  • aumentar a auto-estima : patchouli ; ylang ylang ; grapefruit.
  • ordem : tangerina;  laranja;  limão; hortelã-pimenta; hortelã-do-campo.
  • decisão : sálvia esclaréia; limão; lavanda; vetiver; patchouli.
  • dor nas pernas, varizes : capim-limão; tea tree; cipreste; hortelã-pimenta; limão.
Em excesso de Yang: 

São considerados todos os óleos relaxantes e sedativos, como :  camomila; ylang ylang; rosa; bálsamo do peru; pau-rosa; palmarosa; abetos/pinheiros.
  • meditação e espiritualidade : olíbano; breu; cedro; sândalo; lavanda.
  • rigidez muscular/flexibilidade : olíbano; tea-tree; vetiver; turmérico
  • receptividade : ylang ylang; jasmim; rosa; palmarosa.
  • contratura muscular : alecrim; lavandim.
  • insônia : lavanda; camomila; tangerina; manjerona; ylang ylang.
  • raiva : camomila; gerânio; hortelã-pimenta.
  • ansiedade : bergamota; camomila; lavanda; manjerona; tangerina; gerânio.
  • controle da fala e da expressão: cipreste; erva-doce/funcho.
  • hipertensão : lavanda; capim-limão; ylang-ylang; manjerona.
Alguns óleos com dominância :
yin : rosa; ylang-ylang; cipreste; camomila.
yang : tomilho; alecrim; limão; cravo; canela; patchouli; vetiver; olíbano; breu.

Conexão Corpo

"Tudo o que o mundo pode dar-vos é um corpo - 
uma arca para navegar pelo mar da vida dual" (M. Naimy)

"na medida em que nos retiramos para nossas mentes, esquecemos como "pensar" com nossos corpos, de que modo usá-los como agentes de conhecimento" (F. Capra)
Todos as dicas listadas acima (alimentação, respiração, terapias, óleos essenciais) visam a estabelecer conexão entre o corpo sensorial (yin) e o corpo mental (yang). Poderemos então "pensar" além da mente,  sermos "tocados", sentindo primeiramente e adentrar no fluxo coerente... "ser, sentir, pensar...".

Estar presente em cada ação, não deixando a mente vagar é saúde mental !
A consciência do corpo interior nos mantém no presente. Quando estamos "enraizados" dentro de nós, a ansiedade desaparece, o passado fica pra trás : "...o corpo interior está na fronteira entre a forma e a essência, que é a sua verdadeira natureza"(E.Tolle). 

Sermos harmonicamente dinâmicos, traduz em nosso bem estar, de quem convive conosco, da sociedade, enfim da nossa presença, dinamizando os aspectos do Ser em plenitude. Devemos cuidar das nossas emoções, fazer prevalecer o sentimento, respeitar as diferenças. 

"A dualidade é uma fricção constante; e a fricção dá a ilusão de duas superfícies que se opõem, inclinadas à autodestruição. Em verdade, os opostos aparentes estão completando-se, preenchendo-se e trabalhando de mãos dadas por um só objetivo - a paz perfeita, a unidade e o equilíbrio da Sagrada Compreensão." 
(M. Naimy)

_______

Referências:
- A Arte da Aromaterapia, Robert Tisserand
- Quem Somos Nós ? O Enigma do Corpo, Pedro Paulo Monteiro
- Mulheres que Correm com os Lobos, Clarissa Pinkola Estés
- www.docelimao.com.br (Conceição Trucom)
- O Ponto de Mutação, Fritjof Capra
- O Poder do Agora, Eckhart Tolle
- O Livro de Mirdad, Mikhaïl Naimy

Saiba mais sobre Óleos Essenciais : www.aromarte.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...