14 dezembro, 2011

Eucaliptos





por Vera Lúcia Monari *+ Notas do editor -(Conceição Trucom)
É possível ser amigo de outros seres, além dos 'humanos'. Para os budistas o universo é uma comunidade viva, uma fraternidade infinita de seres biológicos e não biológicos.
Os pitagóricos ensinam sobre uma “amizade universal” que nos une às estrelas e astros no céu.  São Francisco de Assis chamava de irmãos o sol, a lua, o vento, a terra, a água e o fogo. Olavo Bilac defendia a tese de que é possível ouvir as estrelas.
E os animais? E as pedras? E os vegetais? Podemos sentir amizade por esta ou aquela árvore.
Motivos não faltam.  Pode ser porque ela nos dá sombra, ou porque nos oferece seus frutos. Pode ser porque ela abriga pássaros que cantam, ou porque que embeleza a paisagem. Mas também é possível ter uma amizade direta e consciente com toda espécie de árvores.
Os eucaliptos, por exemplo, acompanham muitos de nós desde a infância. O calmo diálogo do vento com suas folhas rodeia e inspira milhares de brasileiros [e portugueses] de todas as regiões. Considerados como vilões ecológicos por alguns ― pelo fato de não serem nativos, e por absorverem muita umidade do solo ― os eucaliptos têm, no entanto, poderes curativos e influências sutis mais importantes do que se pensa.
Notas Conceição Trucom
Acabo de assistir ao filme que conta a história de Séraphine Louis também conhecida como Séraphine de Senlis (1864 a 1942) uma pintora francesa de estilo naif. Recomendo assisti-lo, e saber sobre seus lindos quadros florais... exuberando o reino vegetal. Mas ela sugere, em suas falas e cenas do filme, que curemos os 'machucados da existência humana', abraçando árvores, admirando 'ao ar livre', as manifestações da natureza.
No caso do Eucalipto, além de muitos abraços, sugiro enxergar o céu através de sua copa, pegar suas folhas e esmagar algumas nas pontas dos dedos e olfatar seu aroma, até sentir os pulmões e a alma inundados de frescor, limpeza e muito verde.
Depois, levar alguns galhos para casa, se possível cheio de flores e carrapetas, e deixar secar na janela, pendurados para baixo, até perceber que as folhas estão quebradiças (secas). E, em dias de inverno, deixar queimar algumas destas folhas secas na lareira ou algum incensário... 
Também, colocar suas folhas frescas na água do filtro ou para solarizar.

Eucalipto: Eucalyptus Globulus  
O eucalipto é um libertador da preocupação, da melancolia e da tristeza.
São árvores, em alguns raros casos arbustos, nativas da Oceania, onde constituem, de longe o gênero dominante da flora. São mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália, existindo apenas um pequeno número de espécies próprias dos territórios vizinhos como Nova Guiné e Indonésia. Adaptados a praticamente a todas as condições climáticas, os eucaliptos caracterizam a paisagem da Oceania de uma forma que não é comparável a qualquer outra espécie, noutro continente.
Os aborígenes nativos da Austrália, fazem uso deste precioso curador da natureza, para tratar e curar todo e qualquer tipo de ferimento de pele como: feridas infeccionadas, queimaduras e picadas de insetos, assim como para  tratar das febres, inclusive a malária; é conhecido como a “árvore da febre” (indicado para estados febris e com calafrios)  e  também a “árvore das cascas”.
Tradicional a extração do seu farto óleo essencial, de ação descongestionante e expectorante acentuada, usado para tratar gripes, resfriados, bronquites, tosse e peito congestionado, assim como para combater malária, cólera e tifo.
Por suas propriedades bactericida, anti-virótica e antisséptica, é um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o 'espaço' protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfetante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe.
As propriedades analgésica e anti-espasmódica deste do óleo essencial do eucalipto o habilitam como remédio para tratar e aliviar dores musculares.
Cirurgiões que praticam a medicina tradicional do ocidente descobriram, neste óleo, excelente ação antisséptica, para ser usado em processo cirúrgico das cavidades, na prevenção de infecção e contaminação hospitalar.
Cirurgiões dentistas também fazem uso das propriedades do óleo de eucalipto, para tratar cáries nos dentes, esterilizar e fortalecer a saúde bucal.
Na Índia, o Eucalipto é muito usado para conter e combater doenças contagiosas, assim como tratar a febre.
Por sua propriedade descongestionante, é indicado para aliviar congestões respiratórias, limpar o muco, aliviar o peso da cabeça, especialmente  em períodos de gripes e resfriados.
De efeito refrescante no sistema nervoso, é uma escolha muito apropriada para tratar do cansaço mental,  falta de concentração, dores de cabeça causadas por tensão mental, neuralgia e debilidade em geral.
Exerce propriedades diurética e antisséptica no sistema geniturinário; age no processo de cura em casos de infecção urinária e cistite; ajuda a aliviar o inchaço, em casos de retenção de líquidos.
Repelente da natureza, age contra o ataque de mosquitos, pernilongos, borrachudos e pulgas.
Como rubefaciente, atua muito bem para aliviar os sintomas de reumatismo, artrite e circulação fraca.
De acordo com a tradicional medicina chinesa, o Eucalipto é excepcional para limpar fleuma e calor dos pulmões. Isto o faz uma boa indicação para combate a ataques de gripes, resfriados, garganta inflamada, sinusite e bronquite crônica.
É classificado como tônico da energia Qi dos pulmões − energia vital − melhora as funções respiratórias e promove a boa absorção do oxigênio pelos glóbulos vermelhos.
O Eucalipto dissipa sentimentos negativos, associados com situações do passado que não deram certo, oferece “espaço interno” para respirarmos e nos libertarmos de velhos medos.  
Indicado para pessoas que se sentem cercadas ou oprimidas pelas circunstâncias da vida, em casa, no trabalho ou na sociedade em que vivem e anseiam por liberdade, novas experiências de vida, mas não ousam agir, por excesso de precaução, hábitos repetitivos, medo ou excessiva responsabilidade, evitando a criação de situações que proporcionem liberdade, para buscar novas experiências. Estimula o ânimo e a coragem para agir positivamente.


(*) Vera Lúcia Monari é aromaterapeuta. Site do editor: www.FilosofiaEsoterica.com

Notas Milene (Arom'Arte) sobre alguns dos óleos essenciais dos eucaliptos:


Inspirando, Expandindo...
Os óleos essenciais contidos nos eucaliptos, nos dão coragem para que possamos transcender a consciência coletiva opressora, e crer na realidade baseada em nossas percepções intuitivas e das verdades espirituais. 

Eucalipto citriodora (eucalyptus citriodora) – indicado para tratar infeçcões pulmonares, pneumonia, etc. Não é expectorante, mas atua como bactericida, antisséptico, desodorizante. 
Eucalipto globulus (eucalyptus globulus) – é o óleo essencial de eucalipto mais conhecido e utilizado pela aromaterapia. É um perfeito facilitador da abertura de mentes fechadas, bloqueadas ou desequilibradas. Libera a mente de pensamentos obsessivos. Facilita a expressão e a comunicação. Trata também de problemas respiratórios (asma, bronquite, sinusite). Deve ser evitado por hipertensos. O uso em crianças deve ser acima dos 3 anos. 
Eucalipto radiata/eucalipto robusta (eucalyptus radiata/robusta) – de aroma mais suave, é útil para problemas como rinite e asma, em especial para crianças. 
Eucalipto staigeriana – (eucalyptus staigeriana) – aroma cítrico lima-limão. É revigorante, energizante. Traz a sensação de expansão e paz.
Para adquirir óleos essenciais como Eucalipto Globulus ou Eucalipto Staigeriana clique aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...