23 fevereiro, 2015

Valente - Costurando relações.


Como li neste artigo esses novos filmes da Disney deixaram o amor do príncipe encantado de escanteio e focaram na força do Feminino e dos laços familiares e de amizade. Frozen, Malévola e Valente são bons exemplos de fato.

Mas Valente fala de uma relação feminina especifica e muito especial, a de mãe e filha.



Divertido, Valente é um filme de amor próprio - onde pela primeira vez na história dos contos de fada, uma princesa irá disputar pela sua própria "mão". 

Valente conta a história da ruiva Merida, e fala sobre o feminino selvagem, de ser dona de si e de seu destino. 

E ainda mais relevante é mostrar em Valente a relação mãe-filha. Do conflito constante do ideal de uma geração passada com o ideal próprio de uma nova geração. 
Das escutas. De querer ser ouvido, mas também de aprender o mais difícil, a ouvir.

E Valente ousa de uma forte simbologia, similar ao que se denomina de "movimentos interrompidos" nas Constelações Sistêmicas. A força que existe em um rompimento de fluxo energético familiar. Tão importante e poderoso que no filme exemplifica como a dar continuidade a um "feitiço", ou de desfazê-lo!

E sim como todo filme de final feliz este também encontrará a raiz do problema, e literalmente irá "costurar" a relação, mas não sem antes passar por todo um reconhecimento e entendimento necessário. E curioso (mas certamente não ao acaso) que para que este entendimento ocorra seja usada a imagem do urso, a que relacionamos sentimentos de carinho e proteção!

Definitivamente Valente é bem mais que um filme infantil!





*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...