24 agosto, 2011

Óleos de Coco nos cuidados pessoais e de beleza !


As mil e uma utilidades dos óleos de coco (veja detalhes sobre) !
.
Vamos a algumas receitas cosméticas :
Além dos usos como hidratante, condicionador capilar, bactericida, fungicida para área íntima, usados de forma pura ou adicionado a óleos essenciais, seguem dicas de outras receitas :



Desodorante Natural 
A mais comentada na web é esta, do desodorante, eu testei, ele é dez, mais de 12 horas de proteção total, mais o aroma dos meus óleos essenciais preferidos.
Porém para algumas pessoas (o que tb foi meu caso), deu coceira por causa do bicarbonato..., mudei quantidades mas não adiantou. Mas se você não tiver problemas quanto a isto, use e abuse ! Caso dê coceira, vermelhidão, interrompa o uso e use um pouco do próprio óleo de coco puro, para amenizar rápido o sintoma.
  • 1/4 xic. de bicarbonato de sódio
  • 1/4 xic de polvilho doce (ou outro amido: farinha arroz, fécula de batata, amido de milho)
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco, como palmiste e babaçu  (derretido - para agregar melhor aos outros ingredientes, depois leve à geladeira para solidificar).
  • 10 gotas (mais ou menos, conforme preferir) de óleos essenciais*
Misture tudo. E coloque num potinho de boca larga, use uma espátula para retirar. No frio estará mais sólido e no verão estará como creme.
* evite o uso de cítricos a + que 2%, pois podem manchar em exposição solar. Sugestões : tea tree é um ótimo bactericida. Cipreste ajuda a controlar o suor excessivo. Portanto, estes podem ser acrescentados aos outros cheirinhos aromáticos, como lavanda, ylang ylang, gerânio, grapefruit, capim-limão, etc...

Se a sua transpiração não for intensa, pode experimentar o uso do óleo de coco puro, adicionado a óleos essenciais bactericidas. Não fica "oleoso", é rapidamente absorvido. Uso seguro aos desodorantes comerciais que contém alumínio e conservantes sintéticos.

Para quem tiver alergia como eu tive, pode optar pelo leite de magnésia, adicionado ao óleo de coco + óleos essenciais.

Exfoliante e Hidratante para o Banho 
- 1 xic de óleo de coco, como babaçu ou palmiste (derretido)
- 1/2 xic. de gel de aloe vera (ou mesma qtde de polpa de babosa fresca)
- 1/4 xic de bicarbonato de sódio
- + óleos essenciais (opcional)


Leite Hidratante
Trocando o gel de aloe vera (da receita anterior) fiz uma versão sem exfoliante e para uso diário: tenho usado um sabonete líquido glicerinado neutro, e acrescento 20 a 30% de óleo de babaçu ou de palmiste + 3 a 4% de óleos essenciais. Os óleos não se misturam ao sabonete líq. (quando bx temp./estiver frio), na hora de usar é só agitar e pronto...  a textura fica parecida com um leite e já saio com a pele sedosa e perfumada do banho!


Pasta de dentes sem flúor
- 1/4 xic de óleo de coco
- 1/4 xic de bicarbonato de sódio
- uma pitada de stévia em pó (opcional) - não coloquei
- gotas de óleos essenciais (dicas de alguns oes sozinhos ou em sinergias: hortelã, cipreste, limão, cravo/canela (pouco), petitgrain, tea tree, etc).

Misture o óleo de coco derretido/líquido + bicarbonato e stévia opcional. Por causa do bicarbonato a pasta fica salgadinha, mas tranquilo, não achei falta da stévia. Como está frio, depois da pasta solidificada coloquei água e mexi bem, isso deu uma consistência mais pastosa. Conversando com a Conceição Trucom, ela sugeriu colocar argila e um pouco de uma pasta dental baratinha (por causa do dióxido de titânio), que ajuda a dar textura e amenizar o efeito abrasivo do bicarbonato, quando se deseja uso frequente.
Nesta página que está em inglês, fala-se um pouco dos malefícios da pasta de dente com flúor... Há outros problemas apontados como o fato do lauril, que dá espuma na pasta, tender a suprimir os receptores do sabor doce na língua. 
Nesse link do Doce Limão, há opiniões sobre a pasta de dente com flúor ou sem...
Fiz a minha pasta com oes de hortelã-pimenta, cipreste e limão, a boca fica um tempão com hálito refrescante.


Demaquilante (explicação)
Testei o uso proposto como demaquilante que vi na web (o óleo puro), mas como o óleo penetra facilmente pelos poros, corre-se o risco de levar resíduo de maquiagem para a pele, ao invés de removê-la. E não achei que tenha super funcionado, pois achei que remove parcialmente. Não indicaria para uso diário com essa função.

Saiba mais sobre óleos de coco aqui.
Saiba mais sobre óleos essenciais aqui.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...