16 agosto, 2011

Olho no peso e no supermercado

É preciso olhar,  p/ poder  mudar !
Sábado passado fui a um supermercado, e sentei esperando nas cadeirinhas que tem lá dentro. Comecei a reparar que entre 10 moças do próprio supermercado, as 10 jovens estavam com "bem" sobrepeso, sobretudo na região abdominal. Tinha pouca gente naquele horário, mas quem estava comprando, também estava gordinho. Olhei para um carrinho de compras de um casal jovem com 2 filhinhas, numa passada de olhar pelas transparências das abomináveis sacolinhas plásticas (sendo que haviam caixas disponíveis, e que não vejo ninguém além de mim pegar), tinha refrigerante de monte, salgadinhos, bolachas, ou seja, - olhando bem - havia 90% de tranquerídeos....
Acho que do jeito que vai, não vamos demorar muito para chegar ao padrão peso-pesado americano.
Temos consumido muita porcaria, sem nos dar nutrição nem saciedade, mas ao contrário, fazendo uma comilança interminável. Se o brasileiro agora ganha mais, ele não tem tempo e nem instrução para alimentar a si e sua família bem. Acaba gastando mais e pior que há décadas atrás, quando não se tinha tanta oferta.


Quando digo que fiquei reparando nas moças, me incluo também, pois de 8 anos para cá meu peso subiu, estou dentro do tal Índice de Massa Corporal (IMC), mas comecei a olhar para isso... afinal a tendência é progressiva ! Revi meus hábitos alimentares, tenho me informado mais (embora sempre tenha sido um assunto de muito interesse já que meu desejo era ter feito nutrição), e principalmente praticado, lá estou eu indo pra cozinha.
O que mais notei, além de mais disposição conforme a ingestão de certos alimentos, e melhorado em muito uma compulsão por doce que vinha me assolando, foi a diferença de compra no supermercado: compro melhor e gasto menos; como melhor e como menos.
E olha, não é nada complicado. É questão sim de se informar e se organizar, mas tudo com muito prazer e sem radicalismos. Comer bem não é comer demais. Comer moderadamente é até ecológico, é ético, é questão de respeito com o meio ambiente e com os outros.
Mas tá certo, precisamos saber como nos saciar, e o corpo fica satisfeito quando está nutrido. E de vez em quando postarei umas dicas sobre.


Entrar em forma (de acordo com seu biotipo) e estar saudável é consequência de bons hábitos - mas no meio de tanta informação que depois de anos passa a ser desmentida, é bom analisar e sempre duvidar de tudo que há por aí, sobretudo na mídia... 


Fique "de olho" !!! rs


.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...