24 junho, 2008

A ajuda dos óleos essenciais no trato respiratório



por Milene Siqueira


"Há na respiração duas mercês, a de inspirar, e a de soltar o ar,
aquela aperta, esta refresca, 
eis a combinação maravilhosa da vida" 
Goethe


Respirar, fluir... deixar expressar, acontecer, ser... .o eu o  "meu-eu" no outro... Trocar, comunicar...



Se não quero respirar, se deixo de sentir cheiros, meu corpo diz: não quero sentir/saber/aceitar, estar.


Também ficamos sem ar diante do desconhecido, como não querer estar vivendo (respirando), ser invisível ao perigo, que na maioria é apenas imaginário. Retemos.
E tudo parece piorar ou reaparecer com este friozinho, hein! Temos a temperatura propícia para trazer resfriados dos mais variados, deixando nossas narinas pra lá de entupidas... afinal não é sempre fácil desejar toda essa introspecção que traz a estação, e ao mesmo tempo reflete a necessidade de unir, aninhar-se (aquecimento). É, facilmente e inconscientemente resistimos, e aí nosso corpo padece. Pulmões sensíveis, uma certa melancolia... um resfriamento total....  

Os óleos essenciais (oes) ajudam no rápido alívio, no fluir; facilitando o intercâmbio desta polaridade que nos possibilita viver, se relacionar e sentir-se bem. 
É também na maioria dos óleos essenciais "frios" como mentol, cineol e cânforados, os melhores oes para facilitar a respiração - trazendo mais do elemento AR:  fluidez, o interagir, leveza, dissipação das tristezas.


Vamos saber quais são os oes mais indicados ao trato respiratório:
·                     Eucalipto Globulus - um dos principais oes para o trato respiratório, ação antiviral, indicado para sinusite, rinite, tosse, infecções de garganta, asma, Também abaixa a temperatura do corpo. Contra indicado: crianças menores de 3 anos.
·                     Hortelã-Pimenta ou do Campo- indicado para tosse seca, congestão nasal, asma, bronquite, pneumonia. Não usar em crianças com menos de 5 anos e evitar o uso conjunto com a homeopatia (antídoto).
·                     Niaouli - antisséptico, age tratando gripes, bronquite, sinusite, laringite, asma, acúmulo de catarro.
·                     Murta - acúmulo de catarro, rinite, sinusite, tosse, asma.
·                     Cipreste - ação antiespasmódica aliviando tosses associadas a gripes, bronquite, sinusite, asma e também é um tônico geral.
·                     Tea Tree - esse forte antiviral não podia faltar aqui, ajuda o sistema imunológico a combater as doenças em geral. 
·                     Lavanda e Lavandim - além de ajudar a acalmar, tem propriedades antivirais. Indicado para resfriados, infecções de garganta, resfriados, asma.
·                     Limão - antisséptico, alivia inflamações de garganta, tosses, gripes, e também ajuda a baixar a temperatura do corpo nos casos febris.
·                     Olíbano - útil no processo de limpeza dos pulmões, para elevar a imunidade e útil  também quem quem sofre de asma.
·                     Abeto, Espruce - asma, tosse, rinite.

 Sugestão de combinações (sinergias) :
1- eucalipto globulus + limão + tea tree
2-hortelã + tea tree
3-cipreste + hortelã + niaouli

Para o trato respiratório, a melhor via de uso é através da inalação. Mas pode -se associar o uso dos oes diluídos em óleo vegetal (saiba mais sobre diluição) em massagem nos pés, peito, costas.
Sugestão de inalação direta com o uso do Inspira ou dos colares/difusores pessoais.

Na loja do site  Arom'Arte você encontra óleos essenciais, a sinergia preparada para Problemas Respiratórios e acessórios aromaterápicos.


Leia também o post sobre Escalda-Pés.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...