01 junho, 2010

Escalda-Pés




por Milene Siqueira


Nas noites frias desse Outono para Inverno, fica bem vindo um escalda-pés para aquecer e relaaxarrrrrrr.....

Ensinam os chineses: pés quentes = cabeça fria!
O escalda-pés tem o poder de acalmar corpo e mente, vale para os que se encontram cansados, irritados, impacientes, tensos. 

Indicado também para combater os resfriados e problemas relacionados com a parte física da cabeça, tais como dores, problemas de visão e melhora da irrigação capilar

A água quente expande o que anda contraído... e a adição a escolher de ervas, sais e óleos essenciais (oe) completa o benefício.

O uso do escalda-pés pode ser diário, principalmente na estação fria do ano, onde naturalmente ficamos mais introvertidos e tendemos a comprimir os músculos, tensionando todo o corpo.

Ao agregar sais como o sulfato de magnésio (sal amargo), há uma contribuição maior na desintoxicação do organismo, saiba mais aqui no link do Doce Limão em Rituais de Desintoxicação da Pele.
Colocar o sal marinho também ajuda no relaxamento e desintoxicação, e a reduzir o inchaço dos pés, pois estimula a circulação - experimente adicionar o óleo essencial de Cipreste ou de Junípero.

O uso dos óleos essenciais no escalda-pés além de atuar diretamente nos pontos reflexos, conduz benefícios pela via olfativa pelo vapor que emana.

Quanto a escolha dos óleos essenciais, particularmente dou preferência a oes mais relaxantes, já que o objetivo de um escalda-pés aqui citado é promovê-lo.

Óleos essenciais como Lavanda, Abeto, Hortelã-Verde e Capim Limão ou sinergias como a Verde-Doce Limão/Arom'Arte (Capim Limão + Eucalipto Globulus + Limão + Laranja) são meus preferidos para um relaxante escalda-pés. Estes aromas fazem associação límbica com floresta (Abeto), alpes (Lavanda), chás e casa de vó (Capim Limão, Hortelã-Verde, sinergia Verde), o que já induz ao conforto emocional. Se houver problema respiratório experimente adicionar oe de Eucalipto Globulus ou a sinergia Verde ou a para Problemas Respiratórios*.
Óleos essenciais como Hortelã-Pimenta, Alecrim e Tea Tree, são constantemente citados por serem oes que desodorizam o pé e estimulam a circulação, mas de modo geral estes oes também acentuam a vitalidade e não o relaxamento imediato, portanto prefira estas opções para escalda-pés diurnos ou em sinergias.

Outros oes para adicionar no escalda-pés ou agregar a um óleo vegetal para uma posterior massagem nos pés, são oes de aromas terrosos, como Vetiver e Patchouli, que tem associação com raiz (pés); o uso desses aromas reflete segurança, confiança, embasamento. 

Uma sugestão de sinergia para um escalda-pés relaxante: misture 3 gotas de oe de Patchouli ou Vetiver + 6 gotas de oe de Laranja ou Tangerina, mais 2 gotas de oe de Ylang-Ylang para cerca de 2 litros de água.

Como preparar um escalda-pés :Prepare preferencialmente bem próximo da hora de ir descansar, cerca de meia hora antes de ir para a cama.

-Use uma tina/mini ofurô ou bacia larga e alta/balde, recipiente em que consiga colocar água suficiente para colocar os pés confortavelmente e cobrir até os tornozelos. Aqueça a água (bem quentinha) e deixe uma chaleira próximo para ir adicionando mais água quente conforme a água do recipiente vá esfriando.
-Coloque uma música suave e relaxante!

-Feche janelas e deixe meias e toalha próximas.
-Cubra os joelhos, e deixe os pés imersos de 15 a 20 minutos.
-Uso de óleos essenciais: de 8 a 15 gotas no total, agite a água. Não coloque de uma vez só, vá adicionando aos poucos durante o escalda, ampliando e mantendo a percepção olfativa.
-Para aproveitar e amaciar os pés, massageie os pés com um punhado de mel ou óleo vegetal, e mergulhe-os em seguida na água, depois friccione um pé no outro para retirar o excesso.

-Pedras roladas ou bolinhas de gude, podem ser previamente mergulhados na água, eles massageiam os pés, ativando os pontos reflexos.
-Sais: despeje 3 punhados (preferencialmente o sal grosso/marinho ou no caso da desintoxicação o sal amargo).
Simples, não?


E lembre-se de aproveitar os recursos naturais, ao invés da água ir parar no ralo, aproveite a água perfumada para jogar no quintal no dia seguinte!

Contra indicação: como o escalda-pés lida com o fluxo sanguíneo, fica contra-indicado para hipertensos, pessoas com câncer em metástase, tromboses e comprometimentos mais sérios com a circulação. Gestantes devem consultar seu médico e sendo permitido é só trocar o uso dos óleos essenciais por ervas como lavanda e camomila, ou faça um chá forte ou use os saquinhos de chá de camomila na água, por exemplo. Atenção também para a temperatura da água para os diabéticos, que tem a sensibilidade dos pés comprometida.


*Os óleos essenciais e sinergias citadas podem ser encontrados na Loja Virtual da Arom'Arte






*

2 comentários:

liana disse...

olá Milene. O hipertenso não pd fazer o escalda pés de jeito nenhum ou só com água morna pd? Um abraço

Milene Siqueira disse...

Oi Liana, a água utilizada é de quente para morna, e no caso dos hipertensos influi no fluxo sanguíneo, por isso é melhor evitar, ok !
Abraços,
Milene

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...