20 janeiro, 2010

Tlinta e Tlês

Parece que o Dicesar do BBB, tem o mesmo problema que eu tinha até os 23 anos...
Bom, não sei se é bem o mesmo problema, porque peguei meio no ar a história, já que não tenho acompanhado o programa BBB 10.

Se for o mesmo (ou não, então me contem!), eu não falava bem o R, em palavras com DR e TR, como ADRiana, EsTRela, TRabalho, e TRinta e TRês -meu maior terror, porque nas outras até que passavam meio desapercebidas, mas o Três... era de doer... Também não era exatamente um L como o Cebolinha (apesar de soar bem parecido para os outros), percebi isso quando gravei a minha voz para me ouvir.

Olha esse "problema" que de infância era charme, foi também um dia uma agonia e depois se revelou uma SUPER ajuda no meu primeiro dia de trabalho, um dia eu conto porquê.

Mas aos 23 anos quando eu trabalhava no Banco Real, era a época da Copa, do Tetra, e num dia mais folgado meu gerente pediu que eu ligasse para os funcionários oferecendo o Real Tetra, que era um crédito a mais. E lá fui eu, e no telefone era pior, muuuiiiittto pior.... tinha que repetir umas 3 vezes (TeTLa né!) para a pessoa entender, até que numa ligação, a pessoa começou a rir muito, e depois me contar que teve o mesmo problema, mas que a solução era muito simples e se ofereceu para me ensinar.

Bom, fiquei desconfiada ... imagina a solução ser tão simples assim..., pedi o telefone da Fono que ele se consultou, e nas minhas férias marquei consulta com a mesma.

Para a profissional não dizer que era tão simples, fiz nas primeiras 2 sessões, uns exercícios - aqueles meio ridículos para um adulto, de caminhãozinho de bebê, sabe? Bom, não sei se os exercícios das 2 sessões ajudaram muito, porque eu tive dificuldade neles.

Mas na terceira sessão estava o segredo : fazer uma lista de todas as palavras com TR e DR e colocar uma vogal nelas, assim:

- Trabalho - virava TARABALHO
- Estrela - virava ESTERELA , e assim por diante.
Feita a lista, é só ficar repetindo a palavra com a vogal, e pronto uma hora sai... quando você vê já está falando certinho... porque juntamos tudo na repetição.

Então 23 anos e até meus pensamentos falavam errado e em 2 dias já tava tudo certinho!

É ... não é que era simples mesmo?!






*

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo, vou tenar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...