23 abril, 2010

Agricultura - Diversidade faz mais que bem !


Hoje vi sobre dois assuntos que se fundiram :
Primeiro de manhã, assisti ao Mais Você, onde apareceu um chef, o Beto Pimentel de Salvador, BA - onde ficava-se com água na boca, ao vê-lo experimentar as frutas de seus mais de 6 mil pés em suas mais de 300 variedades de frutas. Quanta riqueza ! Quanta variedade !
Para quem quiser assistir, vai aqui o link :
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1577407-10345,00.html .

Depois recebi por e-mail um artigo que saiu na revista Galileu - de Abril - com o título A Agricultura foi um erro - de Tom Standage, autor do livro Uma História Comestível da Humanidade. - onde uma das colocações da entrevista é "a guinada rumo à lavoura tornou a dieta menos variada e balanceada, começamos a ter doenças associadas à fixação na terra e a criação de animais".

O Beto Pimentel ainda disse não usar agrotóxicos, nem adubos químicos que podem contaminar solo e águas, disse que o fato de plantar frutíferas diferentes já é o suficiente, pois as próprias pragas se atacam, por serem diferentes para cada espécie frutífera. Mais um ponto positivo para a diversidade, que a própria natureza revela.

Tanta varidade, tanta riqueza, tanta diversidade - sobretudo neste Brasil... e ficamos com tão pouco desta fatia, dessa natureza tão rica e sempre tão necessária... Mas quem quer muito, tem, e o Beto é um exemplo disto. E sobre o livro do Tom Standage, pelo visto, vale conferir !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...