30 novembro, 2020

Gerânio

 

"Relaxe e respire.

Inspire o amor infundido nesta partícula do tempo e da criação. 

Expire o medo" *


         

Pelargonium Graveolens/Odorantissimum/Roseum

Originário da África, seu óleo essencial (oe) é extraído das flores, folhas e caule.

O Pelargonium mais utilizado para extração dos óleos essenciais tem pequenas e delicadas flores cor de rosa clarinhas, suas folhas são serrilhadas, um pouco peludas e rendadas nas extremidades. No Brasil também pode ser reconhecida nos jardins como malva cheirosa.

O Gerânio tem aroma semelhante ao de rosas!

O geraniol e o citronelol são dois dos principais responsáveis pelo aroma que lembra muito ao óleo essencial de rosas, que também os contém. O Gerânio por ser uma opção com valor bem mais acessível, acaba substituindo os usos do oneroso óleo de rosas. O Gerânio africano tem aroma forte, intenso, dominante. Já o francês bourbon é um pouco mais suave..

Nas Emoções:

Antigamente as pessoas plantavam gerânios ao redor da casa, com a intenção de afastar os maus espíritos, atribuindo ao Gerânio poder de proteção. E para trazer sorte aos bebês.

É de fato um óleo protetor porque nos ajuda a adquirir confiança em nós próprios.

Cuida especialmente do coração, dissolvendo raiva, depressão, angústia, ansiedade, medos crônicos, e também melhora muito a taquicardia e as dores os "apertos" no peito. Trabalha nas saudades, nos sentimentos de abandono e de falta de amor próprio.

O Gerânio afasta os nossos "fantasmas", pois concede coragem (atua nos medos), e traz poder de decisão (harmoniza o raciocínio lógico e a intuição). Onde há um padrão de fuga do presente ou de mágoas resistentes, as pessoas irão se sentir pouco à vontade com o aroma do Gerânio.

Ensina-nos a entrega de corpo e alma, a "dar conta do recado", e portanto, a realizar nossos desejos!

O símbolo arquetípico do Gerânio é o arcano da Imperatriz, aquela que espalha crescimento, que atua com o poder da criatividade, que olha para si e confia que tudo irá fluir!

O Gerânio pode dar um UP, principalmente em momentos de cansaço emocional. Dá impulso, ação. Pois fortalece a energia vital.

No físico:

É um óleo muito feminino. Sendo considerado um fitohormônio torna-se valioso para as mulheres na tensão pré-menstrual (inchaço, mamas doloridas, tristeza, raiva, menstruação excessiva, cólicas), e nos problemas da menopausa (como oscilações de humor, ondas de calor, secura vaginal, etc).

Excelente para as estrias. Atua na celulite e no enrijecimento das mamas. Faz bem para qualquer tipo de pele e afecções, tem efeito cicatrizante e equilibrante, mas como aumenta o fluxo sanguíneo revigora as “caras pálidas" e sem brilho.

Para os cabelos, é mais indicado aos castanhos e pretos, pois tende a escurecê-los.

Hipotireoidismo. Fadiga adrenal. Imunoestimulante. Anticoagulante. Hemostático (controla o sangramento).

 Para os homens atua na baixa testosterona.

Tem importante ação tônica sobre os rins (cálculos renais, bexiga, diabetes) e do equilíbrio das suprarrenais.

Fígado (hepatite, cirrose), e no sistema linfático varre toxinas com sua ação diurética. Só deve ser evitado durante a gravidez.

Como usar:

O Gerânio é um óleo que pode ser usado puro em 1 ou 2 gotas como um perfume, exceto em peles sensíveis.

Uma gotinha na nuca diminui o cansaço, revigora! Em óleo vegetal a diluição pode ser a 1% (50ml de óleo vegetal, use 11 gotas). O uso à noite, será melhor em combinações com oes mais relaxantes (como a Lavanda).

Para instaurar padrões emocionais de confiança, diminuir ansiedade, atuar como antidepressivo e outros como citados acima, use como perfume, ou em colar aromaterápico. Se tiver insônia, prefira sempre o uso durante o dia. Coloque 1 gotinha de OE de Gerânio no Inspira ou inale através do próprio vidro ou goteje em algum lenço ou algodão. Como o Gerânio é um OE forte, determine a que distância esta inalação lhe é confortável. Para taquicardia, angústia, dilua em óleo vegetal e aplique sobre o meio do peito, chakra do coração.

Em meditação, traga todo o aroma do Gerânio para dentro do seu Ser, visualize a coragem, a criatividade e a proteção do Gerânio, adentrando em você através da inspiração, e quando expirar, visualize saindo as toxinas, os medos, as ilusões.

Use diluído em óleo vegetal (3%) ou opte pela sinergia Síndromes do Feminino para os problemas de TPM, menopausa, celulite, estrias, retenção de líquidos, problemas renais, massageie mamas, ventre, rins, glúteos. A importância do uso do óleos corporais na massagem ou no uso pós banho, além dos benefícios dos ativos, está também em atuar junto ao "respirar" da pele, somadas ao uso dos óleos essenciais e vegetais, refletem em sua circulação, que por sua vez reflete em conquistas de padrões
positivos.

Problemas como secura vaginal, muito típica na menopausa, utilize o Ínti Fem.

Hipotireoidismo, dilua em gel neutro ou óleo vegetal e aplique sobre a glândula.

 Para uso nos chacras, use o Gerânio (diluído) no chacra do coração para o medo e depressões,

no raiz (base da espinha) para concretizar objetivos, frontal para resgatar a visão interna

ou no coronário (topo da cabeça) para reforçar as decisões.

 

 

*frase: Lisa Engelhardt

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...