30 novembro, 2020

Tea Tree - O "remédio" indispensável da Aromaterapia

O óleo essencial (oe) de Tea Tree, ou também bem conhecido por seu nome botânico 

Melaleuca, é sem dúvida um dos oes mais usados na Aromaterapia. Faz parte daqueles que não podem faltar na farmacinha doméstica, afinal são tantas indicações que faz do Tea Tree o popular “cura-tudo” na Aromaterapia.

O Tea Tree tem aroma refrescante, forte.

O óleo é extraído das folhas e galhos.
É relativamente novo, foi empregado pela primeira vez na II Guerra Mundial, incluído no kit de primeiros socorros dos militares para tratar ferimentos na pele. É originário da Austrália, cresce nas regiões pantanosas, onde os aborígenes fazem uso do chá das folhas da árvore para manutenção da saúde, daí seu nome "árvore de chá".

Seu principal ativo é o Terpinen-4-ol, outros ativos importantes são cineol, pineno e terpineno.

É um fortíssimo bactericida, parasiticida, antiviral, fungicida, analgésico, neurotônico, expectorante, regenerador das células epiteliais, auxilia recalcificação óssea.

Seu uso mais relevante é sem dúvida ajudar o sistema imunológico a prevenir e combater doenças infecciosas, ativando os leucócitos (glóbulos brancos) a formar uma defesa contra organismos invasores.
Indicado para todas as afecções infecciosas da pele, por seu efeito bactericida, purificador. Considerado pelos pesquisadores um dos melhores antissépticos, não é tóxico e raramente apresenta efeito colateral, pois seu Ph é equilibrado.

Emocionalmente

O Tea Tree é revitalizante, já que sua principal função é a de combater doenças. Assim ajuda também no medo da morte e no medo de se contaminar. Manias de limpeza, de organização excessiva, detalhistas. Ajuda a aceitação dos fatos. Dissipa partes sombrias do corpo físico e emocional.

Principais Indicações:

Gripes, herpes, picadas de insetos, verrugas, hemorróidas, varizes, cândidíase, micoses, vaginite, aftas, abscessos dentários, gengivite, corte, feridas, infecções do aparelho respiratório, recalcificação óssea.

O Tea Tree é um dos poucos óleos que pode ser passado puro na pele em calos, verrugas, acne, cortes, picadas de inseto. A única contra indicação é caso a pele seja extremamente sensível.

  • Em afecções urogenitais como cistite, candidíase, hemorróidas, podem ser feitos banhos de assento com cerca de 5 gotas em 1 litro de água morna - também para herpes.
  • Para problemas genitais do feminino como corrimento, vaginite, candidíase e também cistite e herpes.
  • Para afecções do couro cabeludo, caspa, seborréia, adicione o Tea Tree ao shampoo, para 100ml coloque de 30 a 40 gotas.
  • Problemas odontológicos (gengivite, retração gengival, abscessos, aftas, periodontites) - faça bochechos com água e Tea Tree.
  • Antes de cirurgias, faça massagens com Tea Tree para fortalecer a imunidade, dilua em óleo vegetal a 3% (33 gotas em 50ml de OV) ou 5% (55 gotas em 50ml de OV). Importante também nesse caso fazer inalações de 2 a 3x ao dia por cerca de 15 minutos.
  • Para enfermos, mantenha bacia pequena de água ou difusor com gotas de Tea Tree, para eliminar bactérias, melhorar a oxigenação do ambiente, revitalizar a saúde.
  • Varizes, use o Tea Tree diluído em óleo vegetal.
  • Micoses de unha, utilize o Tea Tree puro sobre a unha 2x ao dia, diariamente até a melhora (no minimo 2 meses).
  • Acne, use diretamente sobre as erupções. Manchas ou pintas marrons ou avermelhadas que aparecerem e todas doenças de pele. Tea tree é indicado inclusive para câncer de pele, saiba mais aqui.
  • Gripes, baixa imunidade, infecções em geral, faça inalação com Tea Tree, coloque algumas gotas em um lenço e inale sempre que possível durante o dia, ou esteja com o colar. Se perceber que o sintoma de gripe está chegando e fizer uso rapidamente, a probabilidade da gripe se instalar reduzirá muito. Se já instalada, reduz o tempo de duração da infecção no organismo.
  • Para afecções respiratórias faça uso do Tea Tree por inalação. No banho pingue uma gotinha no piso para que vaporize, essa dica vale para aumentar a imunidade e revitalizar!
  • Para perda de massa óssea, contribui com a recalcificação óssea, como nos tratamentos para osteoporose (uso local).
  • Locais de tratamento como consultórios, hospitais ou onde haja proliferação de bactérias, pode se usar borrifadores (cerca de 20 gotas para 50ml de álcool + 50ml de água - agite sempre antes do uso) com Tea Tree, ou associe aos oes de Limão, Alecrim, Lavanda ou Gerânio - inclusive melhora também o astral, espantando cansaço e tristeza.




.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...