04 setembro, 2013

'Vitamina' D - O hormônio da harmonia! (série de vídeos)




Precisamos de vitamina D, e precisamos expôr a pele ao sol para tê-la. 
Algo tão natural e simples, mas que realmente para a vida moderna anda complexo por muitas razões, às quais: ficamos dentro de ambientes fechados em grande parte do dia, tomamos algum sol através de janelas (que barra o necessário UVB), usamos filtro solar, obesidade (a gordura extra sequestra a vitamina D da circulação), crianças que não brincam mais ao ar livre, e até o sabão é culpado! (veja abaixo Dr. Mercola)

-Pra começar, o áudio abaixo da CBN da entrevista do neurologista Dr. Cícero Galli Coimbra. Há outros no YT do mesmo e inclusive o da entrevista no programa Sem Censura, onde Dr. Cícero explica sobre a importância da vitamina D através do sol como prevenção, e para os que já desenvolveram doenças auto-imunes, - como esclerose múltipla que é seu foco - e a necessidade suplementar da 'vitamina' D sintética.
Veja também relação de médicos e demais informações no site: http://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/ - focado no tratamento (ou mesmo reversão) da Esclerose Múltipla, mas válido para todos os casos de doenças auto-imunes (Diabetes tipo 1, Lúpus, Artrite Reumatóide, Doença de Crohn, Tireoidite de Hashimoto, Psoríase, etc)
Lembrando, para quem tem diagnóstico de Lúpus os banhos de sol são permitidos somente após tratamento da ingestão adequada de vitamina D. E com vitiligo há cautela pelos danos que o sol pode causar. Enfim, quem tem constatação de doença auto-imune precisa procurar um médico que compreenda da importância da suplementação oral de vitamina D3, efetuar exames e acompanhamento - há uma relação de médicos no site acima descrito.



- O conhecido Dr. Mercola que alerta para o uso de sabão/sabonete e a absorção de vit.D que segundo diz leva 48 horas! Olha, se a absorção demora todo este tempo, tem sentido... uma vez que a vitamina D é um hormônio lipossolúvel (solúvel em gordura) e os sabões são detergentes (que assim são formulados para a finalidade da limpeza).



-O video abaixo também vale ver - Dr. Ítalo Rachid ressalta para casos de pressão alta e casos simples de imunidade baixa x Vitamina D.

E aproveitando este artigo do Dr. Cícero para citar que: "Também encontram-se associados à deficiência de vitamina D (facilitados, induzidos ou favorecidos por ela) outros distúrbios ou doenças não autoimunitárias (ou ainda não classificadas como autoimunitárias pela ciência contemporânea), tais como câncer, hipertensão, diabete da maturidade, acidentes cardiovasculares, osteopenia e osteoporose, depressão, distúrbio bipolar, esquizofrenia, infertilidade, malformações congênitas, dor crônica (incluindo-se a fibromialgia e a enxaqueca), doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer), sonolência excessiva, etc."




-E Dr. Lair Ribeiro:


Como você viu até aqui, através dos vídeos, a 'vitamina' D assim chamada, é na verdade um hormônio ou talvez mais corretamente um pré-hormônio.
D3 é derivada do colesterol (7-dehydrocolesterol) que está presente na camada externa da pele, que reagindo aos raios solares (UVB) converte essa irradiação em 'vitamina' D3.  Dizendo de maneira simples, para ocorrer naturalmente precisa de colesterol+sol.

Existe uma explicação longa sobre o assunto, mas vou tentar resumir, principalmente da relação de câncer de pele e sol: 
Há uma relação do consumo de mais gorduras poli-insaturadas (girassol, milho, soja, linhaça) versus menos ingestão de anti-oxidantes, já que os poli-insaturados são oxidáveis, portanto abrindo possibilidade para formação de células cancerosas. Quem opta por esta alimentação (frituras, salgadinhos, industrializados, margarinas, etc) precisa ter mais cautela em relação à exposição solar.
Já quem opta por fazer maior ingestão de gorduras saturadas (manteiga, queijos, óleos de coco, banha de porco, gorduras animais) poderá acumular mais colesterol que precisará de sol para conversão em D3, mas não precisa ter a neura do câncer de pele justamente pela boa gordura ingerida. Por outra lado, o aumento de colesterol também não precisa ser tão preocupante como apontam estudos (basta digitar no Google o mito do colesterol). Exponha-se regularmente e sem medo ao sol para sintetizar em benefícios da D3!

Veja... tudo é sempre uma cascata de fatores, e que como sempre nos aproxima das formas mais primais e de contato com a natureza...




Um comentário:

Anônimo disse...

PREZADOS, Tá provado que a medicina tradicional esconder muitas coisas das pessoas para elas serem beneficiada financeiramente.

Antonio Silva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...