17 maio, 2008

A leveza dos óleos essenciais cítricos

por Milene Siqueira


Óleos essenciais cítricos são bem aceitos para a maioria dos narizes!
Ligados as qualidades do elemento AR, são aromas joviais, frescos, limpos.
A mente fica clara, as preocupações se dissipam e como resultado a criatividade aparece.
Traz luz e alegria aos ambientes, à mente e principalmente ao coração.
Equilibrantes e cheios de determinação, os cítricos também refletem independência, coragem e audácia para o novo, como viagens e recomeços.
Valiosos também para recuperação de doenças, crises e desgastes emocionais.
Para o corpo são solventes e põe tudo a circular bem. Então, problemas com sistema circulatório, colesterol e retenção de líquidos são as mais beneficiadas. Bactericidas e anti-virais. Regeneradores.

Todos os cítricos tem as qualidades acima, variando de freqüência/intensidade.
Faça sua escolha, as opções são boas e variadas!

Abaixo algumas singularidades de cada cítrico:

Limão - Este fruto abundante e popular, já ganhou muitos artigos e livros só para ele, e merecidamente. Tem inúmeras associações curativas. No emocional, traz concentração e clareza de pensamentos, e torna-se valioso quando é preciso tomar decisões, fazer escolhas.
Pode auxiliar meditações. Confere ânimo e vitalidade.

Laranja – Azeda ou doce, é cheia de calor e energia, é sensual e levemente calmante. Sua ação quando o assunto é alegria é mais eufórica que o limão, deixando transbordar boas risadas. Boa combinação com a lavanda quando o momento é o de relaxar, ou com a canela ou cedro como aromatização, animando locais frios e festas!

Tangerina – Mais conhecida como mexerica. Propriedades parecidas com a laranja. Só que é mais juvenil, faz conexão com momentos de alegria saltitante, como são as crianças! Um bom antidepressivo. Levemente sedativo. E pode aliviar crises de pânico.

Grapefruit (toranja)– As indicações são parecidas com a tangerina, só que tem mais leveza, do estilo deixa a vida me levar... Também melhora a auto-estima.
Quando o assunto é celulite, há certa preferência por este OE.

Bergamota – Mais conhecida pelos efeitos de cicatrização da pele, problemas urinários e herpes. Na perfumaria deixa que os outros OEs reforcem suas qualidades. Para oscilações emocionais intensas, a bergamota pode ser uma escolha mais apropriada que os demais cítricos, é altamente equilibrante.

Mandarina – Amarela, verde ou vermelha, conhecida também como mexerica carioca. Tem efeitos parecidos e mais potentes que a tangerina quanto à ação sedativa. Aroma alegre e inspirador.


óleos essenciais: www.aromarte.com.br *


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...