17 dezembro, 2009

Aromas do Natal

por Milene Siqueira

O óleo essencial de Abeto Siberiano é um dos cheiros tradicionais dos pinheiros típicos do Natal. Uma das variações do Abeto é o Espruce que tem cheiro e ações similares ao de Abeto. Cheiro de floresta, e ricos em acetato bornílico atuam no sistema nervoso central como sedativo, diminuindo a liberação de hormônios do stress. Bactericida, anti-fúngico e tônico para o aparelho respiratório tratando sinusites, bronquites, asma.
Abetos combinam bem com oes de Limão, Olíbano, Eucaliptos e Lavanda.

Para o Natal brasileiro há quem prefira os cheiros de oes como Cravo ou Canela, que aquecem e lembram a compotas, rabanadas e doces típicos. Junto ao oe de Laranja combinam e conferem alegria no ambiente. Use sempre com cautela oes de Cravo ou Canela, ok!?

Gotinhas de oe de Cedro trazem o cheiro da madeira, fortalecem a espiritualidade e até nos faz imaginar a oficina de brinquedos da casa do Papai Noel...

Oes sempre lembrados são Olíbano e Mirra, presentes dos reis magos. Olíbano (incenso real),
é uma tradição antiga de queima religiosa, como oferenda e facilitador da meditação, ponte religiosa, de "re-ligação". Mirra, provavelmente o óleo mais usado na antiguidade, os egípcios a utilizavam para celebrações em adoração ao sol. Mirra tem a vibração da iluminação e transformação pelo Amor.

Para a noite de Natal, use os oes em difusores; pingue algumas gotinhas em potes com água e mergulhe velinhas; passe em chumaços de algodão ou pedaços de feltro recortados com motivos de Natal e pendure na árvore de Natal, ou próximo à lâmpadas para que o aquecimento espalhe o aroma; faça borrifadores misturando o oe ao álcool e complete com água. O clima está bem quente? Pendure os enfeites de feltro aromatizados próximo aos circuladores de ar e dê preferência aos aromas cítricos como Limão, + Abeto. 

Outra dica é colocar o oe sobre a parafina derretida da vela, porém com cuidado, pois lembre-se que oes são inflamáveis.
E Boa e perfumada Festa !




www.aromarte.com.br

*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...