02 setembro, 2012

Efeito Borboleta - Filme


Enigmático. 
Faz pensar sobre o poder de decisão que temos, num mar de possibilidades.
Quem está de qualquer forma em algum movimento terapêutico (ou simpleesmente prestando atenção na vida!) pode perceber o "Efeito Borboleta" mais facilmente, o quanto cada ação ainda que muito pequena determina uma série de efeitos em cadeia... e em conjunto. 
O filme realiza a mudança do passado! Yes, acho possível. Tal poder de mudança é sempre através do presente, embora pareça como o filme ter uma ação no passado, é um passado-psicológico, pois note que o personagem está vivendo um presente novo sempre.

Mas tentar arrumar a vida das pessoas envolvidas não dava certo enquanto se imaginava em alterar no decorrer... Para "solução" Evan precisou ir na origem do caos, quando consegue olhar melhor o TODO. E gostei bem mais do final não-alternativo, porque neste uma coisa levou a outra até a informação necessária da trama. 
A vida é meio assim, não? Quando algo dá pane, vamos indo aqui e acolá..., "arrumamos" uma coisa e outra se desajusta por conta própria (ou pelo Sr. Destino). Precisamos do todo e leva-se tempo para "saber": onde o bater das asas começou.

Mas como nesta ficção, na vida também não basta consertar o remendo. E me lembrou de um trecho bíblico:
"Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica pior. Nem se pões vinho novo em odres velhos. Do contrário, rompem-se os odres, o vinho escorre e os odores se perdem. Mas coloca-se o vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.| Mateus 9:16-17"
O novo no novo, e ao velho renuncia-se. O personagem conclui como os sábios, pela renúncia. e aqui é necessário algum conhecimento além do sentido físico.

E menos enfático mas perceptível são os processos mentais, onde algo aparentemente visto como distúrbio pode estar reverberando na solução dos problemas, e do passado-psicológico que está incluso nisto, mostrando a possibilidade de mergulhar neles, re-significando, desfazendo...

***
Comentei sobre o filme 1. O 2 assisti e é mais monótono, mas tem um final interessante. O 3 não me deu muita curiosidade de ver ainda.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...