19 março, 2010

Dengue - OEs Repelentes


Além de considerar todas as medidas que o Ministério da Saúde divulga no combate à dengue - e da necessidade de uma alimentação saudável para deixar o sistema imunológico bacana -, você pode contar com a ajuda dos repelentes naturais com base nos óleos essenciais (OEs):

Muitos são os OEs considerados repelentes de insetos parasitas:
Alecrim, Manjericão, Olíbano, Lavanda, Citronela, Cravo, Tagetes, Canela, Eucaliptos, Laranja, Limão, Bergamota, Hortelãs, Pau Rosa/Ho Wood, Cedro, Capim Limão, Abeto, Patchouli, Tea Tree, Tomilho, Gerânio e Ylang Ylang.

Estes OEs podem ser usados em difusores no ambiente. Ou como sprays:  de 3% (referência: 66 gotas para 100ml) a 5% de um ou mais desses OEs, dilua em 80% de álcool, complete com mais 20% de água, e borrife em cantos de janela, chão e faça chuvinhas aromáticas pela casa, borrifando-os da sua altura para baixo. No caso da dengue, cuja 'mosquita' pica durante o dia, comece bem cedo os borrifos. 

Deixe pratinhos com OE de cravo espalhados próximo das janelas - mas não o faça caso tenha crianças e animais domésticos - especialmente gatos!

Importante: no caso dos OEs cítricos como Laranja, Limão e Bergamota, é preciso evitar o contato com a pele se você sabe que vai se expor ao sol. Os OEs de Tomilho, Canela e Cravo, são muito fortes, irritantes das mucosas e pele - e também para o emocional, quando em contato constante com os mesmos. Por isso, use-os com diluição extra, cautela e nunca em crianças.

E repelentes caseiros?

É válida a receita do repelente dos pescadores que usa o extrato alcoólico de cravos, e recomenda pingar apenas 1 gota nos braços e pernas. Mas isso também pode ser feito com 1 gotinha de OE de Lavanda, por exemplo. Eu, particularmente gosto bastante do OE amadeirado do Cedro ou do Patchouli, para aplicar na pele durante o dia. Inclusive são notas de fundo em perfumes, pois preservam o aroma por mais tempo (menos voláteis). Assim, optaria por estes misturados ao Gerânio ou Ylang Ylang ou Lavanda, o que já é um perfume e tanto!
Para os homens só Cedro ou Patchouli - 1 gotinha nos braços ou ombros e pernas, que são as partes mais expostas.

Para crianças OE de Lavanda. Para bebês, aplique 1 gota de OE de Lavanda em um lenço, ou fraldinha e mantenha próximo à criança, ou dilua a Lavanda em óleo vegetal a 2% (44 gotas de OE para cada 100ml de óleo vegetal) e aplique em gotinhas nas áreas expostas, como braços e pernas. Se a criança estiver com outro tipo de infecção, troque a sugestão da Lavanda pelo Tea Tree.

E no ambiente, use OE de Citronela misturado à Laranja ou Limão, ou Tea Tree misturado ao Cravo (ou não) ou mesmo só a Citronela pura.  

Se tiver bebê, hipertensos, gestantes ou epilépticos no ambiente, evite os OEs de Alecrim, Cravo, Canela e Tomilho.

A maioria dos OEs citados como repelente traz também fatores emocionais interessantes: aumentam a confiança (ex.: gerânio e cedro), a auto-estima (ex.: patchouli e ylang ylang), o magnetismo (ex.: cravo e canela), o bem estar (ex.: tea tree, mentas, eucaliptos e limão), a fluição/despreocupação (ex.: limão, laranja e citronela).

Se você já utiliza os OEs de massagem da Arom'Arte, também tem ação extra como repelente já que a maioria dos OM/Sinergias, contém os OEs citados acima!
A Sinergia Verde (limão, laranja, eucalipto glóbulus e capim limão) também pode ser usada com a finalidade repelente de insetos para o ambiente.

Existe um estudo sobre o OE de Pau Rosa para destruir larvas do mosquito da dengue, mas parece que as pesquisas não evoluíram muito. De qualquer forma o pau rosa  está na lista de espécies de árvores em preservação... pois foi muito usado para a indústria de perfumes, tornando-se menos abundante na natureza, e portanto mais raro no mercado.

Tem um outro cravo, o cravo flor (tagetes) que é bastante comentado quando o assunto é dengue confirmada, e a indicação é o chá de cravo amarelo - ou conhecido como cravo de defunto. Esse cravo não tem a ver com o cravo do qual é extraído o óleo essencial de Cravo (especiaria da índia). Dessa flor também se extrai um OE, mas é menos comum de se encontrar comercialmente, é o Tagetes ou Cravo Selvagem.
A indicação é de que se use o chá das folhas e talos da planta. Ouvi falar disso em 2001, porém nunca conheci pessoalmente ninguém que tivesse feito uso. E infelizmente não existem confirmações científicas.

No site da Arom'Arte, você encontra mais informações sobre o que são e como utilizar os óleos essenciais. Na Loja Virtual, encontra óleos essenciais, sinergias e produtos aromaterápicos de qualidade: www.aromarte.com.br
Informações sobre a dengue: www.dengue.org.br


Faça o repelente dos pescadores em casa:
Ingredientes: 1/2 litro de álcool, 10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa), 100 ml de óleo vegetal de: girassol ou babaçu ou linhaça ou gergelim ou amêndoa doce ou azeite.
Preparo: Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando 2 ou mais vezes/dia (de manhã e de tarde). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo. Após 4 dias acrescente o óleo vegetal. Agite antes de usar.
Função e forma de uso: Passe só uma gota em cada braço e pernas e os mosquitos serão repelidos. O óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos) e até as pulgas dos animais.
Esse repelente evita que o mosquito sugue o sangue humano, e subnutrido, não conseguirá maturar os ovos, realizar a postura, reduzindo com o tempo a sua proliferação.
Se toda a comunidade usá-lo, como num mutirão, todos se beneficiarão.
Não forneça sangue para o Aedes aegypti! Não fique doente! Não danifique seu sistema hepático!
loshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica – nobukunister@gmail.com

Fonte: Doce Limão, acesse e veja mais sobre o assunto.




*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...