06 novembro, 2011

EFT com Óleos Essenciais

"A causa de toda emoção negativa é uma 
interrupção no fluxo energético do corpo" 
Gary Craig


EFT quer dizer Emotional Freedom Techniques/ Técnica de Libertação Emocional, também conhecida como Acupuntura Emocional.
Gary Craig que criou o método diz para testar em tudo! Ele tem razão... pode dar bem certo, já que na base de todas as coisas que nos incomodam, sejam traumas, dores, de problemas financeiros à falta de realização, temos o reflexo das emoções contidas.


Usando Óleos Essenciais com EFT


Abaixo vou explicar e passar links e vídeos do melhor que vi e do que experienciei, e como vi em alguns sites fora do Brasil - quem faz uso da Aromaterapia, teve a feliz ideia de associar EFT com os óleos essenciais (oes) durante a técnica!
Vamos lembrar que o contato com os oes melhora a oxigenação; traz ions negativos, vibração elevada, bem estar, harmonia; presença; e nos toques pode potencializar o efeito (uma ideia disto é que existem técnicas onde são aplicados oes nos pontos em associação a acupuntura tradicional como a Acupuntura Aromática). Resumindo, a Aromaterapia contribui valiosamente para a técnica do EFT, com toda certeza!
Para fazer uso dos oes com EFT, escolha seu óleo essencial, ou de modo geral use lavanda, lavandim, abeto... (equilibrantes, tranquilizantes). Também gosto de cipreste, para liberar os apegos, ou de gerânio quanto a problemas que doem o coração ou casos de medos. Evite óleos que puros sejam mais irritantes para a pele como canela, cravo, alecrim, tomilho (se necessário usar estes, dilua em bx % em óleo vegetal); os cítricos (limão, tangerina, bergamota, petitgrain, laranja) use só à noite para evitar manchas de exposição solar; evite também os mentolados como hortelã-pimenta por possível ardência dos olhos (que estarão nas proximidades dos toques). E em problemas de saúde, consulte a lista de indicações e precauções previamente à escolha do seu óleo essencial. 
Coloque 1 ou 2 gotas do oe na palma da mão e friccione as palmas próximo às narinas, inspire, expire algumas vezes... coloque mais uma gotinha e friccione na ponta dos dedos (que serão usados para os tappings), espere uns segundinhos (para evaporar um pouco) e comece. Você também pode manter um aromatizador, pout-pourri, colar, borrifador ou o Inspira com oes por perto.


A Técnica 
Esse vídeo é um dos melhores, curto e básico traz a técnica do atalho que teria o mesmo efeito que o da "receita básica":



Como a Ângela do vídeo disse, assumiremos a responsabilidade pelo que acontecer durante o processo do EFT. Confira os demais vídeos da Ângela no YouTube, que ajudam a exemplificar ainda mais a técnica.
O vídeo abaixo traz a sequência completa - receita básica/gama de 9, que está associada à neurolinguística:


Para baixar a apostila gratuita em português, clique aqui
Veja também aqui o aprenda EFT em uma hora.


Notas : 
- sem pensar muito, dê uma nota de 0 a 10 para a questão a ser abordada.
- o primeiro ponto - o caratê - pode ser substituído pelo "ponto doído" - 4 dedos abx da clavícula na lateral (o 2° vídeo mostra).
- comece tocando no ponto caratê ou "doído" e diga algo como: apesar de .... me amo e me aceito profunda e completamente. Toque nos pontos por cerca de 7xs, com uma palavra lembrete ou frases*:
Toques a relembrar : 1- ínicio da sobrancelha lado interno 2- canto do olho, sob o osso 3-embaixo do olho, no osso 4- embaixo do nariz 5- entre a boca e o queixo 6- ínicio da clavícula 7-embaixo do braço, na altura do mamilo 8- topo da cabeça. Independe o lado.
- toque com certa pressão, mas sem exagero.
- sempre que voltar a questão, dê sequência dizendo : "apesar de ainda/ do que resta...."
- se o telefone tocar, alguém lhe chamar, interrompa tranquilamente e na volta recomece do início.
- tente fazer diariamente até a solução do que procura; note coincidências, sonhos, insights.
- lembre-se de fazer respirações profundas no início e finalização. 
- é importante focar no ponto negativo que esteja lhe incomodando com frases condizentes ao que sente no presente, como: "tenho dificuldades para lidar com ....", "não acredito muito que seja capaz de...." e durante a técnica você modifica-a positivamente... isso ocorre de forma bem natural e dessa forma fica mais sincero! Através da técnica você lida com a aceitação do que sente profunda e verdadeiramente a respeito e então da possibilidade de transformá-lo para uma "nova verdade", há em paralelo o simples fato de estar presente e diluir o passado, e não desmerecendo os toques nos meridianos que retomam o fluxo.
-* Olhando os vídeos, você verá que tanto você pode dizer ou pensar (não é necessário falar) enquanto toca nos pontos, como citar só uma palavra ou frase lembrete ou frases mais completas ou apenas se conectar ao assunto em questão. Ou em situações emergenciais, só o toque e respiração profunda (gosto de me conectar ao problema, e vou citando mentalmente como me sinto a respeito conforme surgem na minha mente e depois começo a citar frases construtivas e novas sobre a questão, é como se estivesse conversando com meu eu e elucidando a questão que inevitavelmente passa a ser positiva, acho esta forma mais interessante que somente a palavra lembrete, porém quando usada só a palavra noto respostas/lembranças posteriores).
- EFT é uma técnica simples, sem custos, porém é necessário um tanto de disciplina, perseverança e entrega, principalmente para se fazer sozinho. Se achar necessário, faça contato com um profissional de EFT, vi que a maioria atende via internet/skype. E em problemas psicológicos graves não tente sozinho, nesses casos é imprescindível o acompanhamento de um profissional apto.


Retirado da apostila : 
  • A maioria dos problemas são facilmente identificados, e neutralizados, do mesmo modo fácil. Mas só para o caso de que você tenha um daqueles problemas mais intrincados, e você for incapaz de identificar aspectos específicos dele, eu sugiro que você faça diariamente 3 rodadas da "Receita Básica" para "aquela emoção" (cerca de 3 minutos por dia), por um período de 30 dias. Seu subconsciente tem condições de fazer surgir o que lhe é necessário, e você deverá ter alívio muito antes de decorrerem os 30 dias. Como você vê...EFT é um processo muito flexível...e, muitas  vezes, propicia  progresso em problemas que estão fora do âmbito de sua mente consciente. 
  •  A princípio, a floresta está tão densamente povoada com árvores que parece ser impossível encontrar uma saída. Para alguns pode até parecer um jângal. Quando neutralizamos cada evento negativo em nossa vida com a "Receita Básica", estamos, de fato, cortando uma árvore negativa. Continue cortando essas árvores e, após certo tempo, a floresta terá clareado de modo que você possa facilmente encontrar a saída. Cada árvore tombada representa um passo adiante em direção à libertação emocional, e...se você for persistente com a "Receita Básica"...você verá que suas reações negativas gradativamente desaparecerão. Você se sentirá à vontade...e calmo...quando se defrontar com novas oportunidades, e você será guiado por um novo senso de aventura ao invés daquele medo de não ser bom o bastante. Um procedimento muito vantajoso é o de separar os problemas em eventos específicos subjacentes. (uma amiga comentou que eram tantos os problemas que se fizesse nem saberia por onde começar, e com isso podemos desistir ou nem tentar. Mas o importante nesses casos é começar separando em eventos específicos como cita acima e ir descontruindo os padrões, tenho a sensação de ver o problema mais incômodo ir se afunilando até chegar num ponto em comum para múltiplos problemas que tem em geral um único fator desencadeador. Usando o ex. da árvore, quanto mais tempo passa, mais ramificações e galhos há..., mas a semente é uma só. Uma boa pergunta a se fazer é onde o fluxo energético foi interrompido).

Minha experiência pessoal com EFT até aqui !
Há uns 4 anos ouvi sobre EFT, na época achei complicado e esquisito, não me aprofundei no assunto. Agora, há 1 mês, me lembrei disto e achei o vídeo da Ângela (o 1°) que explica de uma forma tão simples e descomplicada que resolvi desta vez testar. 
Na primeira vez que fiz, não foquei nada, mas notei uma leve sensação de sonolência. Depois, já usando os oes, foquei num medo simples até enfrentável, rapidamente percebi que o padrão mudou, cheguei a sonhar me vendo dentro da situação, sem ter medo, achei bem interessante. Demorei uns dias e abordei um assunto mais "chatinho", fiz antes de dormir, e na manhã tive um sonho que me ajudou a descobrir onde aquilo se enredava... e os fatos se encaixaram e até me comoveram, a partir daí algumas coincidências relacionadas se manifestaram. Devo confessar, que praticar sozinha para assuntos mais complicadinhos não é tão simples, primeiro quanto a enfrentar o que aparecer, embora você possa dar sequência a técnica para tranquilizar-se, e se estiver usando os oes, será bom para isso também - mas não hesite em buscar ajuda de um terapeuta, quando abordar casos mais embaraçados, ok ! A segunda dificuldade é manter a rotina da prática, para ir "cortando as árvores", ou nos casos que você precise ir identificando fatores emocionais de uma mesma questão.
Logo que comecei, notei que o que mais nos atrapalha é um forte sistema de proteção que criamos (e desconstruí-lo é o que nosso ego mais teme !), é como o antivírus do computador que vira e mexe bloqueia entrar até aquilo o que pode; igualmente nossos arquivos pessoais estão protegidos de experienciar o que "possa" doer, nos afastando assim também do que desejamos "conscientemente". 
Nesse conflito, paradoxalmente o sofrimento irá refletir-se na vida manifesta e no corpo, seja através de dores, da falta de realização, das compulsões, etc. Observe que a sua consciência é ao mesmo tempo antagônica e interdependente da sua inconsciência e vice-versa. Isso pode explicar porque certos desejos podem demorar muito a acontecer quando há resistência "escondida".
Pelo que pratiquei até aqui, tenho a dizer que gostei muito da técnica, pela simplicidade, pelas lembranças profundas que traz à tona, pela rapidez de resultados em alguns casos e por mais uma oportunidade de se conjugar óleos essenciais. E é incrível a abrição de boca que me causa, daquele tipo que o olho fica marejado, e é muito relaxante. Daí que a sensação que tenho é de uma "limpeza", e parece que quanto mais se pratica, mais arquivos você vai acessando, limpando e tornando-se mais leve. 


E se não der certo ?


"O passado não consegue sobreviver diante da sua presença, só na sua ausência" Eckhart Tolle


Ao meu ver, o primeiro valor do EFT já começa na frase de aceitação, quando aceitamos o corpo físico/emocional pára de fazer esforço contrário, cede - portanto aceite-se de verdade. O segundo valor está na presença, no conectar-se ao que está afetando o seu presente em relação a uma causa que precisa ser reformulada, positivada. Isto não pode ser confundido com voltar sua atenção ao passado, mas sim lidar com seu passado no nível do presente, aceitando o que e como se sente, e diluindo as "proteções" desnecessárias sem temer, isso é estar sintonizada no agora - no processo da EFT esteja disponível, conectado, presente.
Em terceiro, estão as possibilidades dos toques nos meridianos e seus benefícios que os chineses sabem explicar melhor do que nós ocidentais, e no caso de usar os óleos essenciais tem toda a vibração harmônica somados à técnica, tudo isto faz até parecer um ritual... e sem dúvida que a ideia ritualística ajuda também.
Mas se mesmo assim se os resultados demorarem, veja este site (tem outros textos que valem a pena serem lidos) que traz alguns pontos que elucidam desde aspectos psicológicos sabotadores à influências externas. Algumas destas podem ser minimizadas quando se faz uso em conjuntos dos óleos essenciais na prática do EFT :
.
Negativismo – pensamento ou comportamento negativo crônico.
Campo de força elétrica – ficar perto de algum campo elétrico por muito tempo (aparelhos celulares, computadores, TVs, etc).
Drogas – legais ou ilegais, incluindo álcool e tabaco.
Desidratação – água é um condutor de eletricidade. Se houver desidratação, pode haver interrupção no movimento da energia em seu corpo.
Toxinas – podem ser substâncias (químicos, tinta, solventes, etc.), alergia (comida, perfume, poeira, pólen, etc.) e sensibilidade (poluição, barulho, luz).


Importante: você assume a completa responsabilidade pelo seu bem estar emotivo ou psicológico, durante ou depois de utilizar EFT. EFT não é um substituto para tratamentos médicos e/ou psicológicos. 
E por fim, veja este vídeo com Gary Craig, que anima a praticar. Se parece milagre ? rs... sim parece!


Saiba mais :
  • www.emofree.com
  • www.eftbrasil.com.br
  • www.eft-psicologia-energetica.com
  • www.eftbr.com.br
  • www.mudancacriativa.com
Óleos essenciais : www.aromarte.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...