03 novembro, 2011

Bebês - Cólicas

A matéria (como lidar com as cólicas dos bebês) foi uma sugestão à amiga Conceição Trucom, coincidentemente ela pensava em escrever algo semelhante.
Fato é que fui visitar uma amiga que havia tido bebê há 1 mês. E antes disso, a vi perguntando na rede social sobre o que era bom para cólicas, muita gente respondeu, e a unanimidade foi Funchicória como a chamam  (o correto mesmo é Funchicórea), eu que não sabia o que era isso, deu um google, e vi que as mães o consideravam o deus em pó por fazerem o bebê na maioria das vezes se tranquilizar, já analisando a composição os comentários não eram nada positivos... o produto Funchicórea contém sacarina. Agora imagine um bebê que está sendo somente alimentado por leite materno receber em contrapartida o adoçante sacarina ! Esquisito, não ? Além do que pode causar refluxos e tornar as cólicas mais fortes, sendo necessário mais e mais doses do produto, e se desconhecem os problemas decorrentes no futuro.


Bom, fui visitar a minha amiga e não é que ela também estava dando a tal Funchicórea ao filho ? Como é um "fitoterápico" muitas mães ministram aos seus filhos com tranquilidade, sem nem se aterem muito aos componentes ou perguntarem aos médicos (o que também não ajuda muito pois há pediatras totalmente contra, outros receitando só em último caso e quando o bebê não se alimenta do leite materno, quanto outros que não vêem problema...). E assim se desenrolou tudo... também li conselho de mãe que esquentava paninho no microondas e colocava no bebê, se para um adulto já é preferível evitar qualquer coisa que vá ao microondas...  Tudo bem, que a vida tecnológica está aí, os produtos abarrotados de adoçantes estão aí e não dá para fugir de tudo, mas se informar e evitar... isso dá !


Das dicas que vi, gostei da dica do uso de chás que pode ser feito pela própria mãe, e assim transmite ao filho através da amamentação.


Aromaterapia
Após 1 mês (de preferência), pode-se usar óleos essenciais como lavanda, camomila, gerânio, laranja doce*, tangerina* (*cítricos= fotossensíveis) diluídos em 0,5% (1 gota para 1 colher de sopa) em óleo vegetal 100% natural - óleos de coco são recomendados, ou um óleo vegetal de boa procedência. Não use óleos vegetais como de amêndoas de farmácia, que contém óleo mineral, também evite os óleos de bebê que o contém. Um azeite de oliva pode ser usado (sempre dando preferência a usar na pele, o que pode-se comer !). 
Aqueça entre as mãos o óleo vegetal e massageie antes dos procedimentos como o de colocar o bebê de bruços, fazer exercícios como a "bicicletinha", shantala. 
Lembrando que os cuidados devem ser diários e que não é solução definitiva, mas sim para amenizar os desconfortos do bebê que naturalmente está passando pelo amadurecimento do sistema digestivo.


Acesse : http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/alimentacao/1277-como-lidar-com-as-colicas-dos-bebes.html
Aromaterapia : www.aromarte.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...