28 outubro, 2011

Professores mestres !

Como outubro, também é o mês que se comemora o dia dos professores...e antes que ele acabe...
Bom, há alguns dias estava com uma amiga, e num assunto que surgiu de numerologia - por causa do post do livro da Aparecida Liberato, ela me perguntou qual era o meu nr - da soma de nascimento. Eu que sou 1 disse que eu era mesmo muito 1, e lembrei de um período para exemplificar. Na primeira série, estudei numa escola pública muito esquisita, cinzenta e feia, eu que com minha alma 6 precisa estar em lugares bonitos, detestava ter que ir até a escola, lembro até hoje o sacrifício que era, fazia mil e uma chantagens em casa para não ter que ir..., até do cheiro da comida dessa escola me lembro até hoje e é um dos mais repugnantes que já senti..... terrível dizer isso, comeria se talvez fosse preciso, mas passava bem longe da cozinha...
Enfim, um dia, aos 7 anos eu surtei... comecei a chorar e berrar e não queria entrar na escola de jeito nenhum. Aí a professora veio e conversou com a minha mãe, e fez uma tática incrível para que pelo menos eu conseguisse continuar naquele ano lá... Ela me colocou no primeiro lugar da fila ! Eu desde o pré era alta, "espichei" de uma vez e portanto era a última da fila. Pois que eu comecei a ser a primeira ! A conduzir ! E também me deu outra tarefa a de recolher todas as carteirinhas de presença e levar para a sala de carimbos. Ou seja, a professora fez tudo o que uma típica 1 adora: liderar, rs - ou talvez tenha me dado importância da melhor maneira que uma criança 1 gostaria.
Essa professora teve uma psicologia e tanto ! Passaram-se muitos anos, mas eu ainda lembro do seu rosto, do seu jeito cuidador.
Aí finalmente acabou aquele ano, talvez até agora o mais longo da minha vida e mudei de escola, também pública, mas lindinha ! Foi uma sorte, ela ficou pronta naquele ano, era mais perto e tenho a sensação que a fizeram para mim.... rs. Eram salas e jardins, com árvores, gramado, tijolinho à vista, lá fiquei até a 8° série. Lembro de poucos professores que marcaram, a Walquíria do inglês que me dizia para seguir em frente com a língua estrangeira, dois professores de história, uma que era uma marxista empolgada e outro muito preocupado com questões políticas - Silvana e Márcio -, lembro especialmente porque destes eu nunca precisava estudar para a prova, bastava prestar atenção no que diziam.
E na 8° série, o professor de português Darci ! Adorava Chico Buarque e nos ensinou muito mais do que português, só ficou metade do ano conosco, mas nos ensinou com seus elogios e críticas, suas correções, do seu método diferenciado de nos ensinar, tenho certeza que afetou de alguma forma a vida de cada aluno ali naquela 8° série ! Nós também éramos rebeldes, ficávamos de ti ti ti nas aulas, haviam repreensões severas, mas nunca nas aulas do prof. Darci, nessa hora prestávamos atenção, fazíamos silêncio, queríamos ouvir porque ele sabia como nos ensinar. O ato de escrever até hoje, seja aqui no blog, para o site, para amigos, para alguns concursos que já ganhei, é feita com muita gratidão a um mestre que um dia me fez ver que eu poderia.
É.... bons professores são mestres...... gratidão eterna, lembrança querida !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...